A Continental desenvolveu na Alemanha uma nova borracha para a produção de pneus, que é a sua especialidade, e também de outros produtos, a partir da seiva de látex da raiz da espécie conhecida como dente-de-leão.
A empresa está apresentando agora, após cinco anos do início da pesquisa, o primeiro pneu com banda de rodagem feita da borracha de dente-de-leão.
Não é a planta brasileira com o mesmo nome, que é usada para tratamento medicinais, mas a versão russa, cujo nome oficial é Taraxagum koksaghyz.
Trata-se de uma alternativa à borracha natural proveniente da hevea brasiliensis, a seringueira brasileira. Os técnicos concluíram que dente-de-leão reduz a dependência pela borracha natural tradicional e pode ser cultivado na Europa, o que encurta as distâncias de transporte para as fábricas da empresa no continente.
O novo produto é ideal para o uso em veículos comerciais. O pneu para carro de passeio necessita entre um e três quilos de borracha natural e para veículo comercial entre 20 kg e 25 kg.
A Continental investiu R$ 120 milhões no centro de pesquisas em Anklam, na Alemanha, para a produção de borracha de dente-de-leão russo
O primeiro protótipo produzido a partir dessa matéria-prima é o modelo Conti EcoPlus HD3, que deve entrar em produção em larga escala nos próximos cinco a dez anos
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