O folião que precisar registrar uma ocorrência de perda, extravio ou furto de documentos e objetos durante o Carnaval pode fazer isso com apenas alguns cliques, por meio da Delegacia Digital (https://www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br/).
A delegada Célia Miranda, coordenadora da unidade, informa que a utilização da ferramenta é simples e totalmente autoexplicativa. Após o preenchimento da ocorrência é gerado um número de protocolo que será utilizado para impressão de uma via em papel.
Antes disso, é necessário aguardar a confirmação do registro que é encaminhado para o e-mail do usuário, num prazo de até 24 horas. Não é preciso se dirigir a uma Delegacia Territorial (DT), pois a ocorrência segue automaticamente para a unidade localizada na área do fato. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo e-mail:[email protected]
De acordo com a delegada, que tem uma equipe com 16 servidores policiais, entre escrivães, investigadores e delegados, durante o Carnaval o número de registros cresce em cerca de 50%, em relação ao restante do ano. “Isso ocorre, principalmente, na segunda-feira quando são feitos os registros das perdas, extravios e furtos do fim de semana”, explica.