O Carnaval da Cultura chega ao último dia da folia com uma programação agitada e cheia de diversidade
PALCO PRINCIPAL
Na abertura do palco principal do Carnaval do Pelô, no Largo do Pelourinho, às 19h, um show promete relembrar os carnavais das antigas no Pelourinho. No projeto Muitos Carnavais, os cantores Arnaldo Almeida, Lalá Carvalho e Janaína Carvalho preparam um repertório que vem desde as marchinhas até a música carnavalesca que era feita no final anos 1970. E no encerramento do Carnaval do Pelô, As Ganhadeiras de Itapuã se unem ao grupo Barlavento e ao cantor Tom Barreto no projeto Flores do Samba. O show vai transformar o largo num imenso jardim tropical, com intervenções artísticas que mostrarão a força do samba na Bahia.
LARGOS DO PELÔ
O fim de festa também chega animado por uma programação diversificada nos demais largos do Pelô. No Largo Pedro Archanjo, 19h, o destaque é o show da banda IFÁ, grupo com inspiração no Afrobeat, Ijexá com influência dos timbres e do groove de Salvador. A banda vai apresentar músicas do novo disco patrocinado pelo Fazcultura através do Natura Musical. No mesmo largo, às 21h30, a Orquestra Fred Dantas encerra o carnaval sinfônico com um baile onde não vai faltar animação.
No Largo Tereza Batista o encerramento fica por conta de Carlos Pitta, com o projeto Praça do Frevo Elétrico, às 20h, misturando frevo, guitarra baiana e axé. Já a cantora Márcia Castro traz o universo da música eletrônica para o carnaval com o show Eletrobailada, uma profusão de conexões com os ritmos tropicais brasileiros. O show começa às 22h30.
Já o Largo Quincas Berro D’Água abre o último dia de programação no balanço do reggae de Renata Bastos, às 19h. Logo após, às 21h30, o carnaval do espaço termina em grande estilo com um dos mais importantes nomes da cultura popular de Cachoeira e do recôncavo, Dona Dalva, que traz o Samba de Roda Swerdick.
A folia também chega ao seu último dia nas ruas do Pelô. Pela tarde, a partir das 16h, desfilam pela última vez os grupos Sambistas da Velha Guarda, Bandinha do Guima, Folia Mamulengo, Bandinha da Rilza, Fanfarra do Ney, Maracatu Santo Antônio, Boiada Multicor, Varal de Cordel e Escola de Samba Unidos de Itapuão. De noite, a partir das 20h, desfilam Orquestra Os Franciscanos, Filó Brincante, Turma do Bassa, Paió de Rua, Bandão Jurema, Cia de Danças e Folguedos, Bandão do Farias e Bandão Aurora.
Carnaval Pipoca
Os desfiles do projeto Carnaval Pipoca têm como atrações, no circuito Barra-Ondina, a partir das 14h, o Microtrio de Ivan Huol, desfila com o projeto é GG no Carnaval do Pelô. Já no circuito Batatinha – Pelourinho, a responsabilidade de fechar a programação fica com o nanotrio Pipoca Elétrico, idealizado por Murilo Fróes, a partir das 16h.
CARNAVAL DA CULTURA
O Carnaval da Cultura é o carnaval da democracia e da diversidade e do folião pipoca, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Pipoca, Carnaval Ouro Negro e Outros Carnavais. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br.