A semana começou sem uma gota de chuva sobre a Bahia, Sergipe, Alagoas . Uma massa de ar seco e quente predomina sobre estas áreas inibe a formação de nuvens de chuva. O calorão é grande . No último domingo (5), de 10 cidades brasileiras que registraram as maiores temperaturas máximas, 7 eram da Bahia. De acordo com dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, em , os termômetros chegaram aos 37,5°C . Em , 37,2°C e em e , a temperatura máxima foi de 36,9°C.
No decorrer desta segunda-feira (6), pancadas de chuva com raios acontecem entre o Maranhão e o Piauí e não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos. Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma passageira.
Nesta terça-feira (7), a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical ganha força na costa norte do Nordeste e chove de moderada a forte intensidade em alguns momentos do dia entre o litoral norte do Maranhão até João Pessoa . Nos próximos dias, a instabilidade deste sistema juntamente como calor e alta umidade vão espalhar muitas nuvens carregadas pelo interior nordestino levando inclusive um pouco de chuva para áreas da Bahia.
A meteorologista Josélia Pegorim analisa a distribuição da chuva sobre o Brasil na primeira quinzena de março de 2017. Assista:
https://youtu.be/YH1iF0cRkfc