Para ampliar o acesso da população à vacina contra a febre amarela na capital, a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou postos de vacinação neste final de semana, sábado (1º) e domingo (02). As unidades estão distribuídas pela região do Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho e Brotas, locais onde foram confirmados os três primeiros casos da doença em macacos. O atendimento é feito das 08h às 17h .
“Deflagramos essa mobilização no final de semana para assegurar o acesso dos soteropolitanos à imunização, já que muitas pessoas enfrentam dificuldade durante a semana de se deslocar até um posto devido a outras tantas atividades diárias. Mas reiteramos que esta é uma estratégia de prevenção, já que não há registro de febre amarela em humanos em salvador”, pontuou Geruza Morais, diretora de Vigilância à Saúde do município. A técnica acrescentou que a SMS tem intensificado o trabalho para impedir a circulação do vírus com borrifação de inseticida para eliminação dos mosquitos em todas as regiões onde ocorreram morte de macaco positivo para febre amarela, monitoramento das áreas e busca ativa de possíveis episódios do agravo.
Público alvo – O esquema de vacinação da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida.Para as pessoas que não tomaram a vacina na infância, a orientação é tomar uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.
O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.
Unidades para vacinação febre amarela no final de semana
Confira o endereço de cada unidade:
– Multicentro Amaralina –Avenida Visconde de Itaboray, nº 1193, Amaralina.
– Unidade de Saúde da Família Clementino Fraga – Avenida Centenário, s/n, Centenário.
– Multicentro Carlos Gomes –Rua Carlos Gomes, 63/66, Centro
– Unidade de Saúde da Família Candeal Pequeno – Rua 8 de Agosto, s/n – Candeal Pequeno
– Unidade de Saúde da Família Santa Luzia – Rua Almirante Alves Câmara, 112 – Engenho Velho de Brotas
– Unidade de Saúde da Família Manoel Vitorino – Avenida Dom João VI, 450 – Brotas
– Centro de Saúde Cosme de Farias – Rua Direta de Cosme de Farias, s/n
– Unidade de Saúde da Família Estrada da Cocisa – Rua Monte Claros, s/n, Paripe (final de linha da Cocisa)
– Unidade de Saúde da Família Ilha Amarela- Rua Nova Esperança, Ilha Amarela.
– Unidade de Saúde Sérgio Aroucha – Rua Carioca, s/n – Paripe
– Colégio Militar do Exercito -Rua das Hortências, Pituba (Próximo a Fundação Baiana de Cardiologia)
– Parque Social – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 1213 (Parque da Cidade)
– Igreja Assembleia de Deus – Rua Vila Catarino, s/n – Vila Laura
– Associação Comunitária Vila Laura – Rua Genésio Sales, s/n – Vila Laura
– Igreja Católica Jesus de Nazaré – Rua Mário Rego dos Santos, 50 Vila Laura