Audiência pública requerida pela vereadora Marta Rodrigues acontece na quarta-feira (12)
De autoria da vereadora Marta Rodrigues (PT), ocorrerá na próxima quarta-feira (12), às 9h, no auditório do anexo da Câmara Municipal, uma audiência pública sobre monoparentalidade feminina. Trata-se de famílias onde as mulheres solteiras, separadas ou viúvas trabalham para o sustento dos seus filhos ao mesmo tempo em que assumem a condução das tarefas domésticas.
Em consonância com as mudanças que ocorreram na família brasileira, inclusive com o advento do divórcio (1977), a Constituinte de 1988 reconheceu também como entidade familiar a que é composta por qualquer um dos pais e seus descendentes. Com o reconhecimento da família monoparental, foi modificado o conceito legal da sociedade de família nuclear formada por pai, mãe e filhos.
Pesquisadora em Serviço Social, com dissertação na Universidade Estadual Paulista, Luciana de Castro Álvares diz que “nessa configuração familiar, as mulheres assumem a global responsabilidade dos cuidados com os filhos, sendo a mãe-chefe de família a principal provedora econômica e a promotora da educação e socialização dos filhos”.