Quem não gosta de um chocolatinho, né? E parece que na Páscoa fica até mais gostoso. A impressão que eu tenho é que a nossa vontade fica até maior e a culpa menor comermos um pouco mais da cota. Não é mesmo? Mas, claro, que não podemos abusar. E não é só pela questão da estética (aumentar os quilos a mais na balança), mas pela saúde, porque o chocolate tem muita gordura e açúcar, impactando no nosso organismo.
A especialista em dermatologia Cintia Guedes Mendonça listou algumas dúvidas mais comuns a respeito do chocolate e eu compartilho aqui com vocês:
Chocolate dá espinha?
Sim. O chocolate pode piorar o quadro de acne em pacientes predispostos. Ele, assim como outros carboidratos, tem alto índice glicêmico, aumentando a produção de insulina e, consequentemente, a produção sebácea.
Qual seria o chocolate mais saudável: amargo, ao leite ou branco?
O chocolate amargo e o meio amargo possuem maior quantidade de cacau e menor quantidade de manteiga de cacau e açúcar, tendo menor índice glicêmico.
Existe algum benefício em comer chocolate?
O chocolate é um ótimo antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento e até de doenças cardíacas, desde que consumido em pequenas quantidades (30g/dia).
Chocolate dá a sensação de bem estar?
Sim. Após a ingestão do chocolate liberamos um hormônio chamado serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar.
O consumo excessivo do chocolate pode causar algum malefício?
Sim. Pode contribuir para o aparecimento de diabetes, piorar o colesterol e triglicérides, além de favorecer o ganho de peso. Já seu consumo em excesso em um único dia pode causar náuseas, diarreia, dores de cabeça e irritabilidade.
R7