Diante da seca, fenômeno cíclico que atinge o nordeste brasileiro, alternativas viáveis de produção para o semiárido surgem estrategicamente para dar fôlego ao segmento agropecuário. Pensando nisso, o Sistema FAEB vai capacitar nesta terça-feira (04/5), produtores rurais que moram em Salvador sem precisar que eles saiam da cidade. Dois especialistas da EMBRAPA vão comandar o ciclo de palestras sobre tecnologias e alternativas para a pecuária. O evento acontece na sede da instituição, bairro do Comércio, a partir das 14h.
A primeira palestra, ministrada pelo zootecnista, DSc, pesquisador em Nutrição Animal – EMBRAPA Gado de Corte (CNPGC), Rodrigo da Costa Gomes, acontece das 14h às 15h, abordando o tema “Semiconfinamento: viabilidade econômica”. A ração utilizada no semiconfinamento é uma das principais formas de suplementação em períodos de seca. Essa técnica é baseada na alimentação do animal no pasto e no cocho (ração concentrada).
A segunda palestra, realizada das 15:20h às 16:20h, será apresentada pelo zootecnista, DSc, pesquisador em Ciência Animal e Pastagem – EMBRAPA Semiárido (CPATSA), Tadeu Voltolini. O tema é “O manejo das gramíneas resistentes ao Semiárido visando o ganho de peso”. Essa tecnologia já é parte da ação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, que, em parceria com EMBRAPA, está montando centros de pesquisas e testes de gramíneas resistentes, e vão ser implementados em todos os estados do nordeste do Brasil. A Bahia terá dois centros, no município de Ipirá e Baixa Grande.
Ao final das palestras, das 16:30h às 17:30h será realizado o ciclo de debates, para que os produtores possam trocar experiências e tirar todas as dúvidas sobre os temas abordados. “Essa é uma oportunidade importante, principalmente para os produtores que são profissionais liberais ou empresários, residem em Salvador e Região Metropolitana, e não têm acesso às capacitações e eventos realizados pelo Sistema FAEB, já que na maioria das vezes, elas acontecem no interior”, destacou o vice-presidente do Sistema FAEB, Humberto Miranda.