Assessoria técnica e aulas on line de empreendedorismo, promoção de carreiras, comunicação estratégica, captação de recursos, elaboração de projetos e gestão de redes sociais estão à disposição das filarmônicas inscritas no site do Serviço de Atendimento à Cultura (SAC). A ação realiza nesta quinta-feira (11), bate-papo on line, com Luís Alencar, com o tema: Empreendedorismo e captação de recursos, pelo Facebook. A primeira videoaula foi transmitida nesta terça-feira (9), comandada pela produtora cultural Lídice Berman, com o tema Produção Cultural e Gestão de Carreiras.
O projeto, criado pelo Coletivo Casa de Taipa e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, via Edital Setorial de Música 2016. Segundo a proponente Carla Uckonn, o objetivo é apoiar o trabalho das filarmônicas, espalhadas em todo o Estado da Bahia, fomentando e instrumentalizando os grupos para que tornem possível a sustentabilidade. “Apostamos no empreendedorismo criativo como forma de municiar essas práticas tão importantes para a cultura regional”.
Para o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria da Cultura da Bahia, Alexandre Simões, o projeto segue os objetivos dos Editais Setoriais no fomento à cultura na Bahia, apoiando as iniciativas regionais e a sustentabilidade de grupos e coletivos. “Foram 23 linhas de apoio, da cultura popular ao teatro, passando pelo audiovisual, capoeira e literatura. Mais de 200 projetos estão em atividade em todo o Estado, garantindo um calendário de eventos e também diversas ações de apoio, como essa proposta pelo SAC. A cultura baiana só tende a ganhar força”.
Até agora, 35 filarmônicas estão inscritas no projeto, que dá assistência gratuita. As vídeo-aulas, ou bate-papos, como prefere chamar Carla Uckonn, têm duração de 30 minutos a 1 hora e serão transmitidas ao vivo pelo endereço do facebook, permitindo que o público direcione perguntas e interajam com os facilitadores. “Os vídeos também serão disponibilizados para download no blog do SAC, com acesso vinculado ao registro da entidade, além de ter acesso a tutoriais e guias para inscrição em editais culturais”, explica. A iniciativa conta com o apoio da Federação das Filarmônicas do Estado da Bahia.
Até o final do ano, será oferecida uma programação com novos bate-papos on line, que serão divulgados nas redes sociais e blog do SAC. Para o mês de maio, ainda acontecerão os encontros: 11/05 – Empreendedorismo e captação de recursos, com Luís Alencar; 16/05 – Formalização do trabalho e Planejamento de Negócio, com Júlio Marques; 18/05 – Comunicação e Marketing Cultural, com Laura Dantas; 23/05 – Redes Sociais, com Jamerson Silva, 25/05 – Conteúdo e Peojtos em Cultura, com Carla Uckonn, sempre às 20 horas.