A vinícola Terranova, do Grupo Miolo, no município de Casa Nova, no norte da Bahia, produz dois milhões de litros de premiados vinhos e espumantes por ano e figura com destaque no roteiro do enoturismo do Vale do São Francisco. Cerca de dois mil turistas visitam a fazenda por mês. ‘Temos condições de receber mais visitantes”, comentou o gerente da vinícola, Flávio Durante, aos integrantes da equipe da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), durante reunião realizada nesta quinta-feira (11).
A ideia de melhor estruturar o roteiro do enoturismo é compartilhada por lideranças da iniciativa privada e agentes públicos dos municípios do Vale do São Francisco, que também participaram da visita à fazenda. “É necessário aperfeiçoar os serviços em toda a cadeia produtiva do turismo”, acrescentou Flávio Durante.
O secretário do Turismo da Bahia, José Alves, acolheu as sugestões e afirmou que a descentralização do desenvolvimento econômico é uma das prioridades do governo estadual. “A Setur vai contribuir para o aperfeiçoamento deste roteiro, que é fruto do trabalho anterior realizado pela Bahiatursa e pode ser ainda mais valorizado”, enfatizou.
A equipe da Setur deu início a um diagnóstico das ações mais emergenciais, como a qualificação profissional e projetos de infraestrutura em parceria com setores do governo que podem contribuir para o fortalecimento do turismo. Em 200 hectares, a Terranova fabrica vinhos varietais, como o Syrah Testardi, que ficam 12 meses em barris franceses, e espumantes.
Secom