Um homem foi flagrado por agentes do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, ao tentar entrar na Cadeia Pública com isqueiro, fumo e cigarros, durante uma visita na segunda-feira (29). O material estava preso às pernas do homem com fita adesiva.
De acordo com o delegado do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Fernando Fernandes, o caso aconteceu durante uma revista normal de visitação. “Todos os visitantes são revistados, ele deve ter achado que passaria sem ser vistoriado”, disse o delegado.
Fernandes explica, ainda, que o homem não responderá criminalmente, porque o material que ele carregava não era ilícito. “A entrada do que ele portava é proibida pela instituição, mas não constitui material ilícito pelo código penal. Nesse caso, a punição é somente administrativa. É uma suspensão de visitas por prazo determinado pela direção do presídio. Diferentemente dos casos em que pessoas tentam entrar com drogas ou armamento”, explica.
O delegado contou ainda que a incidência de pessoas que tentam entrar na penitenciária com fumo é pequena. “Quase não acontece. Geralmente é apreendido celulares, drogas como maconha e cocaína. Esses materiais costumam ser encontrados dentro do corpo de pessoas, que chamamos de ‘mulas'”, descreveu.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que ficou de se posicionar sobre o caso ainda nesta terça-feira (30).
G1