O cineasta norte-americano John G. Avildsen, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor diretor em 1977 pelo filme Rocky: Um Lutador (1976), morreu aos 81 anos nesta sexta-feira (16).
A informação da morte do cineasta foi divulgada no Facebook por Derek Wayne Johnson, que dirigiu um documentário sobre John G. Avildsen chamado The King of Underdogs, ainda inédito.
John G. Avildsen morreu em decorrência de um câncer no pâncreas. Ele estava internado em um hospital na cidade de Los Angeles.
Além de Rocky: Um Lutador, protagonizado por Sylvester Stallone, John G. Avildsen é conhecido também pela direção do filme Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984).
O cineasta também dirigiu outras duas continuações dos filmes estrelados pelos atores Ralph Macchio e Pat Morita: Karatê Kid II – A Hora da Verdade Continua (1986) e Karatê Kid 3 – O Desafio Final (1989).
John G. Avildsen voltaria a trabalhar com Sylvester Stallone 14 anos depois, quando dirigiu o ator no filme Rocky V (1990).
O último longa-metragem da carreira do cineasta foi Inferno (1999), com o astro belga Jean-Claude Van Damme.
Pat Morita, ator dos três filmes da série Karatê Kid, também atuou no filme de Van Damme. John G. Avildsen foi creditado em Inferno como Danny Mulroon.
O cineasta nasceu em Oak Park, no Estado de Illinois, no dia 21 de dezembro de 1935. Ele foi casado duas vezes e deixou quatro filhos.
R7