A vitamina D ou “vitamina do sol” é essencial para o nosso organismo. Sua principal função é facilitar a absorção do cálcio, que controla o crescimento celular, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças ósseas e cardíacas e ajuda na perda de peso. Sua falta favorece 17 tipos de câncer e diversas doenças, dentre elas a síndrome metabólica, associada à obesidade.
Vejam os principais sintomas da falta da vitamina D: ficar doente com frequência, estar sempre cansado, com dor muscular, nos ossos, nas costas, demorar para cicatrizar um machucado, perder muito cabelo e a depressão.
Existem duas formas de manter este componente em equilíbrio em nossas vidas: por meio de exposição solar (por isso o nome “vitamina do sol”) e através da alimentação. Quando essa dupla não é suficiente, precisamos recorrer para a suplementação.
Como obter
1 – Tomando banho de sol
Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) estão em primeiro lugar de importância. Isso porque garantem entre 80 e 90% da síntese de vitamina D. O recomendado é tomar banho de sol, sem protetor solar e sem proteção de vidros, de 15 a 20 min. todos os dias. O motivo: nossa pele é rica em uma substância chamada colecalciferol, que ganha forma de vitamina D ao ser atingida pelos raios solares.
2 – Por meio de alimentos
Alguns alimentos de origem animal são ricos em vitamina D e devem ser incluídos no cardápio semanal (veja a arte).
3 – Por meio de suplementação
Deve ter orientação médica, pois o excesso de vitamina D pode ser prejudicial! Apesar de rara, sua toxicidade existe e se dá pela ingestão oral.
Importância e riscos da deficiência
Além de essencial para o nosso corpo, a vitamina D têm benefícios significativos, como já disse: ela ajuda até a perder peso. Isso se deve à presença de receptores de vitamina D nas células, que quando estimulados ativam a queima de gordura. Isso, claro, aliado a uma alimentação equilibrada e exercícios físicos. A vitamina D ainda inibe os níveis de cortisol, hormônio que estimula o acúmulo de gordura abdominal.
Vejam a tabela a seguir onde pontuei os maiores benefícios de estar com a quantidade de vitamina D em dia no organismo e os problemas que ficamos mais propensos com a falta dela.
Quantidade diária necessária
O valor diário de vitamina D para os adultos é definido como 600-800 UI (unidades internacionais) e para as crianças 400 UI. Esta vitamina é solúvel em óleo, o seja, para que você a absorva melhor, é preciso ingerir gordura.
Curiosidade
Já se perguntaram por que “vitamina” se ela pode ser sintetizada pelo nosso organismo? É que a vitamina D é na verdade um hormônio, não uma vitamina. Foi denominada “vitamina” em 1922 quando foi descoberta. Pesquisadores da época acreditavam que ela era apenas obtida por meio da alimentação.
Terra