A clientela com mais de 60 anos está cada vez mais preocupada com a aparência e por isso o mercado de beleza está se inovando cada vez mais para atender a essa parcela de mulheres, visto que elas possuem maior disponibilidade para ficar no salão de beleza por mais tempo. Como o corpo muda com a idade, certas coisas não permanecem como antes, principalmente os cabelos, que ficam com uma textura diferente de antes e é preciso saber o que é válido e o que é mito para essa faixa etária.
É uma característica própria do fio grisalho ser mais grosso e ressecado, por isso necessita de hidratação. “A tendência é que o fio amarele, então precisa de produtos contra o amarelamento, que são os shampoos prata ou roxo”, diz Sylvio Rezende, hairstylist do salão 1838, em São Paulo. Diego Queiroz, expert do mesmo salão, diz que uma hidratação semanal é ideal para quando os sinais da idade chegam. ”É preciso ter cuidado com os produtos utilizados, porque alergias costumam aparecer quando a pele e o couro cabeludo ficam mais sensíveis. Por isso, fazer testes sempre que um novo produto for utilizado é obrigatório”.A proteção térmica dos fios também é superimportante antes de fazer qualquer procedimento e proteger o cabelo do sol é essencial para deixá-los saudáveis e bonitos, além de evitar o uso de secador e chapinha.
Eles também esclarecem, no site da revista Cabelos&cia, os mitos que rondam as mulheres dessa idade:
Mulher mais velha não pode ter cabelo comprido: Diego Queiroz afirma: “é realmente mentira porque o comprimento do cabelo tem a ver com o formato do rosto e estilo da cliente, e não com a idade. Logo, se você analisar e ver que os fios mais longos combinam com aquele perfil, dá sim para uma senhora ter cabelo comprido”.
Quanto mais madura, mais cabelos brancos: Assim como existem adolescentes em que os fios brancos começam a aparecer cedo, também existem idosas que não ficam com os cabelos grisalhos.
Cabelo grande esconde as rugas: Para Sylvio Rezende, os cabelos mais longos ressaltam ainda mais as rugas “Tudo depende do formato de rosto. Porém, se a cliente quiser apostar nos fios um pouco mais longos, aconselhe um desfiado ou repicado porque os quadrados deixam o rosto pesado”.
Mulher não fica velha, fica loira: Diego explica que “Nem toda mulher precisa ficar loira e descolorir os fios. Há aquelas que podem conviver normalmente com os fios grisalhos e continuarem linda”.
Curto é o comprimento mais fácil para as senhoras: Como os cabelos na terceira idade tendem a ficar mais finos e perder o volume, a opção pelo curto torna-se a mais escolhida. Mas hoje vários produtos existem para fortalecer os fios desde o bulbo, trazendo mais volume e peso às madeixas.
Bahia Notícias