Coletânea
O Centro de Cultura da Câmara Municipal sediou, na noite de quinta-feira (29), o lançamento do livro Liberdade – Antologia Poética, com obras de 100 poetas de Salvador. No evento, também foram festejados 66 anos do Círculo de Estudo Pensamento e Ação (Cepa), além de uma homenagem aos 91 anos do fundador, o professor Germano Machado.
O livro é fruto do Sarau de Poesia realizado há cinco anos no Centro de Cultura da Câmara Municipal. O projeto do sarau é coordenado pelo poeta Edgar Velame, com apoio do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT). O legislador, que teve a iniciativa da realização do evento, também é gestor do centro cultural.
“É um livro que reúne obras de importantes poetas de Salvador e a Câmara, enquanto instituição que representa o povo, deve apoiar iniciativas como essa. O Centro de Cultura da Câmara está aberto ao talento dos nossos artistas”, Vigas.
A obra tem capa assinada pelo artista plástico Menelaw Sete, prefácio do professor Germano Machado e texto de orelha da professora emérita da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da presidente de honra da Academia Baiana de Educação, Leda Jesuíno.
Participações
Participam da coletânea os poetas Adão Cunha, Adriana Barbosa, Alberto Lima, Alexandra Patrocínio, Alita Marques Chaves, Ana Paula de Oliveira, Ana Moreira, Antonio Jorge Dantas, Auristela Teixeira Lima, Berenice Carvalho, Bob Baiano, Carlos Pronzato, Celeste Farias, Chico do Crato, Cid Poqueliin, Clarindo Silva, Clotilde Sampaio, Conceição Castro, Cr Moska, Cris Mascarenhas, Criatiano Sousa, Daniel Mendes, Dilu Machado, Edenice Artpoesia, Edgar Velame, Elder Carlos dos Santos, Eliana Costa, Eliana Rabêlo de Abreu, Elisenilda Cristina de Almeida, Elita Barreto, Emerson Bulcão, Fábio Haendel, Fábio Shiva, Felippe Abreu, Frank Bahia, Fernando Gonzaga, Geraldo Portela, Germano Machado, Heloisa Lima, Iacy Vigas Ferreira, Irá Carvalho, Iramaia Santana, Ivan de Almeida, Jairo Pinto, Jeane Sánchez, João Mendonça, Josué Ramiro, Ramalho Juliana Santos, Layza Bárbara, Lindinete Pereira, Lucas Ferreira, Lúcia Linhares, Luciana Rocha, Lúcio Alvarez Martinez, Madu Cidreira, Marcus Rua, Maria Arlinda Moscozo, Maria da Conceição, Maria das Graças Prates Maia, Maria José Matos, Maridásio Martins, Marilene Gonçalves, Marluce Persil, Marly Ramos, Menelaw Sete, Michelle Saimon, Milton Almeida, Miramar Mangabeira, Morgana Lôbo, Nádia Cerqueira, Osmar Tostói, Pareta Calderasch, Paulo Balôba, Paulo Neri, Pedro Novaes, Priscila Moreira, Railine Guedes, Regina Barbosa, Regina Caciquinho, Regina Célia Oliveira, Rita Pinheiro, Rogério Gomes de Freitas, Rosana Paulo, Sandra Stabile Queiroz, Semírames Sé, Sérgio Guerra, Sueli lopo, Tiago Oliveira, Valdeck Almeida, Vanusa Santos, Varenka de Fátima Araújo, Velho Viajante, Vera Passos, Vilma Ferreira, Vitória Régia Sampaio, Wagner Américo, Walmir Phialho, Yuri Santana, Zahia e Zezão Pereira.
Assembleia de Deus
A Igreja Assembleia de Deus apresentou durante a 107ª edição da Convenção Geral Ordinária da denominação, evento que acontece até 1º de julho na cidade de Ilhéus e reúne milhares de convencionais do Estado da Bahia, o nome dos representantes oficiais da congregação para as eleições 2018. Na oportunidade, o pastor Samuel Júnior (PSC) foi indicado como pré-candidato à reeleição no cargo de deputado estadual, enquanto o também pastor Alex Santana foi apresentado como aspirante a uma cadeira na Câmara Federal no próximo pleito.
Honrado com a indicação, Alex Santana ressaltou a importância da candidatura para que a igreja tenha representatividade e voz ativa dentro do processo legislativo nacional. “Nossa intenção é garantir que a igreja esteja inserida ativamente em todo processo legislativo do país, seja com proposições alicerçadas nos princípios que nos norteiam ou através do apoio às matérias compromissadas com a democracia, moralidade e bases éticas da palavra de Deus”, declarou o pré-candidato.
Já Samuel Júnior que ocupava a suplência na Assembleia Legislativa da Bahia e assumiu oficialmente o cargo no início de 2017, conclamou os irmãos para estarem engajados na consolidação do projeto político empreendido pelo parlamentar. “O atual cenário político do Brasil necessita que pessoas sérias e compromissadas estejam envolvidas para que de fato a mudança tão sonhada por todos venha acontecer. Por isso contamos com o apoio e orações de todos os irmãos para que Deus possa continuar nos usando como canais para limpeza dessa sujeira que existe hoje no meio político”, explicou.
Manifestação
Neste 30 de junho, atos em todo o Brasil exigiram a saída do golpista Michel Temer, que nesta semana foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime corrupção passiva. A líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal, durante manifestação no Campo Grande, em Salvador, nesta tarde, afirmou que é preciso que a Câmara aceite a denúncia contra o golpista ou o presidente da Casa, Rodrigo Maia, coloque para votar os mais de 15 pedidos de impeachment contra Temer.
“Estamos aqui hoje para levar o grito da nação brasileira contra essa agenda neoliberal, contra as reformas da Previdência e Trabalhista, esta que já está pronta para ser votada no Plenário do Senado e que rasga a CLT, cria o trabalho intermitente e faz da Justiça do Trabalho um cartório. É uma reforma nefasta. A reforma da Previdência quer tirar o seu direito de aposentar, exige 25 anos de contribuição, sendo que a média de contribuição do brasileiro é de 7 meses ao ano. Por isso, estamos gritando em todo o Brasil, ao lado das centrais sindicais, pelo fim deste governo”, disse Alice.
Greve Geral na Bahia
A segunda Greve Geral em Salvador, nesta sexta-feira (30/06), contra as reformas do governo Temer, começou logo cedo. Trabalhadores de diversas categorias atenderam ao chamado, paralisaram as atividades e fecharam as vias da região do Iguatemi, uma das mais movimentadas da capital, desde 6h, alterando a rotina da cidade. A Greve Geral é organizada pela Frente Brasil Popular, junto com as centrais sindicais com atuação na Bahia. Outros municípios baianos também registram manifestações, como Camaçari, Vitória da Conquista, Itabuna, Lauro de Freitas, entre outros. (Com informações do PCdoB na Bahia)
Negociação salarial
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) vai instalar, na próxima terça-feira (4), às 10h, em ato no Salão Nobre, a Mesa Permanente de Negociação Salarial e Melhorias dos Servidores da Casa. A composição da mesa foi publicada no Diário Oficial do Legislativo Municipal desta sexta-feira (30).
O órgão consultivo funcionará como espaço de debate entre servidores e gestores da CMS e será formado por nove integrantes. A Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Salvador (Ascam) indicou três membros: um funcionário inativo, um ativo aprovado no concurso de 2011 e mais um do corpo funcional do Poder Legislativo antes do último certame.
O presidente Leo Prates (DEM) fez quatro indicações: um servidor no exercício de função de confiança e três representantes da presidência. Completam a composição dois vereadores, um indicado pela liderança do governo e o outro pela liderança da oposição.
Cultura
A Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, presidida pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), realizará reunião aberta na próxima terça-feira (4), a partir das 9h, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado na Praça da Piedade.
No debate, que terá como tema “Cultura e Desenvolvimento”, serão apresentadas três palestras. O ex-secretário estadual de Cultura, Antonio Albino Rubim, a especialista em Linguagens e Pensamento Bantu, Tiganá Santos, e a professora e integrante do Colegiado do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, Caroline Lima, serão os responsáveis pelas apresentações.
Hospedagem
Prática comum em cidades turísticas, o uso de imóveis residenciais para serviço de hospedagem pode ter sua atividade legalizada e desburocratizada. É o que propõe o Projeto de Lei nº 387/17 do vereador Felipe Lucas (PMDB). A matéria prevê que a exploração do serviço dependa de uma declaração simples a ser formalizada junto às secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) e da Fazenda.
O vereador argumenta que a proposta pretende evitar distorções no serviço, uma vez que “sua exploração vem deixando de ser uma complementação de renda para torna-se uma atividade profissional habitual”.
“Não estamos propondo nada inédito, inúmeras cidades do mundo já estabeleceram esses limites, como Londres, Berlim e Amsterdam. O legislativo precisa estar atento para regular a atividade e fomentar a economia sem trazer prejuízos a cadeia do turismo na capital baiana”, afirmou Felipe Lucas.
Desafetação bens públicos
A vereadora Marta Rodrigues (PT) questiona o projeto do Executivo que pretende desafetar 32 bens públicos de Salvador, sendo a maioria terrenos. “Além de não ter transparência e não priorizar o interesse público com melhorias para a cidade, deixa evidenciado que uma das áreas pode servir para a construção de um shopping center pelo Consórcio Lapa”, afirmou a parlamentar.
No seu entendimento, conforme o artigo 5º do projeto, a área identificada no projeto como ID 062 – com cerca de 6.035 metros quadrados, localizada próximo ao Colégio Central – “seria desafetada não para alienação ou integralização do capital da Companhia de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos de Salvador (CDEMS), mas para atender o disposto na Lei Municipal nº 8.545/2014 que regulamenta a concessão da Estação da Lapa, administrada pelo Consórcio Lapa”.
Crea-BA em Cajazeiras
Após visita técnica realizada no dia 8 de junho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA), apresentou à Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, na quarta-feira (28), um relatório referente a visita na obra de construção do Hospital Municipal de Salvador, no bairro das Cajazeiras.
O documento citou “as manifestações da comunidade quanto às medidas mitigadoras relativas à preservação ambiental e possíveis medidas compensatórias decorrentes da utilização do terreno, cuja obra e funcionamento trarão impactos à coletividade”.
Na conclusão do relatório, o Crea diz que representantes da comunidade reivindicaram a construção de um Centro Comunitário no bairro como “medida compensatória”, já que a obra do Hospital Municipal já se encontra em fase de acabamentos, colocação de revestimentos, instalações e alvenarias.
O Crea-BA afirmou ainda que a obra está devidamente fiscalizada, mas que a prefeitura ainda precisa resolver “algumas pendências solicitadas pela fiscalização conforme correspondência dirigida ao responsável técnico da obra”.