Você sabia que os cílios tendem a cair mais no inverno? Uma das razões é porque a maioria das mulheres não dá devida atenção à higiene dos olhos nos períodos mais frios, o que acaba afetando o crescimento deles.
Em média, os cílios crescem a cada 10 dias. Neste meio tempo, cílios antigos caem e dão lugar para os novos. Portanto, o modo como você limpa a região difere neste procedimento. Para te ajudar nessa, a extensionista de cílios Carina Arruda, da Mylash, entrega cinco dicas de como garantir o efeito boneca nos fios naturais durante o inverno.
A higiene da região dos olhos é muito importante para o crescimento saudável dos cílios. O acúmulo de impurezas pode causar inflamação nas pálpebras, normalmente no local onde crescem os fios. É importante fazer uso de loções próprias para região e lavar com sabonetes ou xampus líquidos infantis.
CÍLIOS TEM CASPA
A pele oleosa e os olhos ressecados podem gerar coceira, vermelhidão e formação de crostas ou descamação na região dos olhos. Esses sintomas evoluem com práticas comuns no inverno, como exposição ao vento e água quente. Um dos fatores que contribuem para a contaminação e propagação de bactérias ou fungos no local é o uso excessivo de cosméticos, como cremes e maquiagens com substâncias e/ou conservantes que irritam a pele. É importante que você procure um dermatologista que indicará o melhor tratamento para o seu caso.
QUEDA CONSTANTE
É normal que os cílios se renovem naturalmente, mas um quadro de queda constante pode indicar carência nutricional, alergias ou excesso de maquiagem. Usar rimeis, delineadores, lápis e sombras, em excesso, e não removê-los corretamente pode ser um dos causadores do problema. Retire toda a maquiagem antes de dormir com um demaquilante próprio para a região. Faça movimentos de cima para baixo como se estivesse penteando os cílios, isso ajudará a remover a máscara. Finalize com os procedimentos de limpeza que foram ensinados. Você também deve ficar alerta com a validade dos produtos. Atenção: maquiagens vencidas podem provocar alergias e outros problemas.
HIDRATAR NUNCA É DEMAIS
Assim como a pele, os cílios também precisam de cuidados especiais, principalmente no inverno, com a queda das temperaturas. O procedimento ajuda a deixá-los mais fortes e volumosos. Para evitar hastes secas e finas, invista em cremes específicos a base de vitamina B5. Aplique o produto rente ao cílio, duas ou três vezes por semana, com o auxílio de um cotonete. Uma dica boa e caseira é pingar uma gota de azeite de oliva no polegar e massagear a região, ele também ajuda na hidratação.
HORA DE CRESCER
Carina acredita que apenas produtos aprovados pela Anvisa para o crescimento dos fios são seguros. Para isso, você deve procurar um dermatologista para que ele indique o ideal no seu caso — esses medicamentos prolongam a fase de crescimento, além de deixá-los mais grossos e pigmentados.
G1