Numa partida em que apenas Renê Junior parecia disposto a jogar, o Bahia se deixou envolver na proposta anti-jogo do Avaí e apenas empatou dentro do estádio Pituaçu para decepção dos mais de 13 mil torcedores que arriscaram a noite de domingo. Renê só faltou fazer chover e aida foi o autor do gol tricolor. Mas, poucos minutos depois, em jogada de escanteio (mais uma vez; ponto frágil do Esquadrão), o time catarinense empatou em lance complicado onde a defesa parou, deixando Júnior Dutra marcar em belo estilo. Foi a terceira partida seguida dentro de casa sem triunfo do Bahia que sai agora para pegar o Galo.
De longe, foi a pior partida do Bahia neste ano, comd estaques negativos para Mateus Sales, que nunca sabe o que fazer com a bola, Mendonza, perdido dentro de campo e o técnico Jorginho que conseguiu embaralhar mais ainda a equipe.
Os dois times voltam a jogar na quarta-feira. Às 21h (de Brasília), o Avaí enfrenta o líder Corinthians na Ressacada. O Bahia entra em campo às 21h45, contra o Atlético-MG, no Independência.
O Bahia não conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento. Com 16 pontos, o Tricolor está na 14ª colocação. O Avaí, primeiro time do Z-4, na 17ª posição, tem 13 pontos.
A partida
Bahia e Avaí deixaram a desejar no primeiro tempo da partida realizada em Pituaçu. Erros de passe e decisões equivocadas impediram a evolução ofensiva das duas equipes. O Tricolor baiano chegou perto de marcar, após grande jogada individual de Eduardo, que cruzou para Allione acertar a trave. O Leão da Ressacada ameaçou com Joel, que aproveitou escorregão de Eder para cabecear com perigo. Sem engrenar, os times foram para o vestiário com o placar zerado.
O Bahia voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Ferrareis substituiu Allione e Vinícius entrou no lugar de Régis. As alterações feitas por Jorginho, no entanto, não surtiram efeito. O Tricolor seguiu com pouca criatividade para romper o forte esquema defensivo montado pelo Avaí. Até que um jogador responsável pela marcação clareou a situação para a equipe baiana. Renê Junior tabelou com Vinícius, invadiu a área, tirou a zaga rival com um toque de cabeça e chutou na saída de Douglas para abrir o placar. Mas a vantagem não durou muito. Após cobrança de escanteio, Júnior Dutra aproveitou vacilo da defesa baiana e marcou de bicicleta. Insatisfeitos, os torcedores encerraram a partida com gritos de burro direcionados a Jorginho.
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / Bahia
FICHA TÉCNICA
Bahia x Avaí
Campeonato Brasileiro – 14ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 16/07/2017
Horário: 19h
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Assistentes adicionais: Elmo Alves Resende Cunha (GO) e Osimar Moreira da Silva Junior (GO)
Cartões amarelos: Renê Júnior e Feijão (BAH)
Gols: Renê Júnior (BAH); Matheus Reis (contra-Avaí)
Bahia: Jean; Eduardo, Éder, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Renê Júnior, Matheus Sales e Régis (Vinícius); Mendoza (Junior Brumado), Allione (Gustavo Ferrareis) e João Paulo Queiroz. Técnico: Jorginho.
Avaí: Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Lucas Otávio (Lourenço), Wellington Simião e Pedro Castro; Junior Dutra, Romulo (João Paulo) e Joel (Willians). Técnico: Claudinei Oliveira