11 gols em três jogos: O Vitória voltou a perder dentro de casa e pela terceira rodada seguida decepciona a torcida. Contra o Grêmio, o Leão foi para cima, chegou a ameaçar o tricolor gaúcho, mas sofreu gols bobos que fizeram aumentar o sofrimento da equipe que estacionou na vice-lanterna do Brasileirão. 3×1 foi o resultado que fez acender o sinal vermelho.
Não durou muito a paciência da torcida do Vitória no Barradão. Os torcedores até começaram apoiando o time, mas o gol de Fernandinho, aos sete minutos, aumentou a pressão e a impaciência dos rubro-negros. Antes mesmo do fim do primeiro tempo, alguns jogadores eram vaiados. O lateral-direito Caíque Sá, novidade de Alexandre Gallo no jogo, foi uma das exceções. Na etapa final, o presidente Ivã de Almeida foi o principal alvo da fúria dos rubro-negros. Entre outras coisas, os torcedores gritavam “Ivã, o meu Vitória não precisa de você”.
Sem sofrer sustos e com tranquilidade, o Grêmio abriu vantagem de 2 a 0 sobre o Vitória no primeiro tempo. Pressionado pela sequência sem bons resultados e atuando dentro de casa, os mandantes tiveram mais a posse de bola, finalizaram mais, mas poucas vezes levaram perigo ao gol de Marcelo Grohe. Do outro lado, o Tricolor, frio como sempre, foi preciso nas oportunidades que teve e construiu o placar. O primeiro gol veio aos sete minutos, em cobrança de falta de Fernandinho; o segundo, em grande jogada no final da etapa inicial e que terminou com gol de Arthur.
Com o 2 a 0 no placar e pressionado pela torcida, o Vitória foi para o tudo ou nada no segundo tempo. O técnico Alexandre Gallo então decidiu tirar o volante Renê Santos, muito criticado pela torcida, e colocar o atacante David. Com mais gente na frente, os mandantes conseguiram diminuir o placar aos 12 minutos, com gol de cabeça de David. Mas o que poderia significar uma reação do Leão não se concretizou. Cinco minutos depois, Ramiro finalizou de fora da área e marcou o terceiro gol do Grêmio, o que esfriou o ímpeto do Vitória e ainda deu mais tranquilidade para os gaúchos.
Novidade no time titular de Renato Gaúcho para o jogo desta noite, o atacante Fernandinho aproveitou bem a oportunidade. Além de responsável por um bonito gol de falta e uma assistência para o gol de Arthur, Fernandinho apareceu bem pelo lado direito do ataque e construiu a maior parte das jogadas da equipe gaúcha.
Com o resultado desta noite, o Grêmio foi a 31 pontos, manteve a segunda posição e agora seca o Corinthians, que enfrenta o Avaí nesta noite. O Vitória, por sua vez, segue afundado na penúltima posição na tabela, com 12 pontos conquistados em 15 jogos. O time ainda pode ver a distância para a Ponte Preta – primeiro clube fora do Z-4 -, aumentar de três para seis pontos.
O Vitória volta a campo pelo Brasileirão no próximo sábado, quando enfrenta a Chapecoense, novamente no Barradão. O jogo está marcado para as 16h (de Brasília). O Grêmio só volta a jogar na segunda-feira, para fechar a 16ª rodada da competição, contra o São Paulo, no Morumbi, às 20h.
FICHA TÉCNICA
Vitória x Grêmio
Campeonato Brasileiro – 15ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 19/07/2017
Horário: 19h30
Árbitro: Péricles Bassols (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson Nascimento Leite (PE).
Assistentes adicionais: Gilberto Rodrigues (PE) e Deborah Cecilia Correia (Fifa/PE)
Cartões amarelos: Renê Santos, Kanu e Santiago Tréllez (Vitória); Rafael Thyere, Kannemann e Barrios (Grêmio)
Gols: Fernandinho, Arthur e Ramiro (Grêmio)
Vitória: Fernando Miguel; Caíque Sá (Patric), Kanu, Alan Costa e Geferson; Renê Santos (David), Uillian Correia, Cleiton Xavier (Yago) e Carlos Eduardo; Santiago Tréllez e André Lima. Técnico: Alexandre Gallo.
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Jailson), Arthur, Ramiro, Fernandinho e Pedro Rocha (Marcelo Oliveira); Barrios (Everton). Técnico: Renato Gaúcho.