A Associação Itabunense de Artesãos (AIART) ganhou mais um ponto de venda para as suas peças. O empreendimento é um dos 38 que vão comercializar produtos no Espaço Solidário, reinaugurado nesta quinta-feira (27), em Itabuna, no sul da Bahia. O equipamento, parte do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) – Litoral Sul, funciona na Praça Olinto Leone, no centro da cidade.
Com 56 associados, dos municípios de Itabuna, Ilhéus e região, a AIART produz artesanato em cerâmica, tecido e crochê. “O Cesol já apoia a gente na participação de feiras. O Espaço Solidário é mais uma alternativa de comercialização”, comemora a artesã Aída Alves, associada da AIART.
Presente no evento, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, destacou que “o escoamento da produção é o principal gargalo dos empreendimentos solidários, daí a importância de espaços como esse”.
Nos Centros Públicos de Economia Solidária, vinculados à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), são oferecidos estudo de viabilidade econômica, assistência técnica gerencial, orientação de acesso ao crédito, assistência técnica em comercialização e marketing, capacitação em áreas afins e assessoria para organização de feiras e exposições.
Rodada de Negócios
Também nesta quinta-feira (27), a 2ª Rodada de Negócios de Itabuna/Brusque reuniu o empresariado local e do município de Brusque, em Santa Catarina. O evento discutiu a política de atração de investimento, desenvolvimento econômico e geração de trabalho nesses municípios.
O vice-governador da Bahia e secretário do Planejamento, João Leão, e a secretária Olívia Santana, além de autoridades locais, participaram do encontro.
Secom