A Fórmula 1 determinou mudanças para a temporada 2018. A principal mudança é a adesão do Halo, dispositivo de proteção à cabeça, nos carros. A decisão foi tomada na semana passada e uma coletiva foi organizada e vários pilotos se manifestaram sobre esse assunto nesta quinta-feira (27).
Os pilotos mostraram diferentes opiniões sobre o caso. O líder do campeonato, o piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, o piloto da McLaren, Fernando Alonso e Sérgio Pérez, da Force India, elogiaram o sistema, já Max Verstappen, da Red Bull, Nico Hulkenberg da Renault e Kevin Magnussen, da Hass, não gostaram do sistema e reclamaram da estética do dispositivo.
Confira as declarações dos pilotos:
“Eu não era um grande fã do Shield. O Halo, pelo menos, não afetou a visão. Eu posso entender as pessoas que dizem que (o Halo) não pertence a um carro de Fórmula 1. Por outro lado, os tempos estão mudando.”, disse Vettel.
“Este dispositivo pode ajudar a prevenir muitos dos incidentes fatais que tivemos nos últimos 15 – 20 anos. Quando eu estava no ar (no GP da Austrália), minha única preocupação era se algo atingisse meu capacete. Com o Halo, provavelmente teria menos medo.”, se posicionou Fernando Alonso.
“O Halo precisa de muito trabalho agora, mas estou certo de que o sistema será melhorado.”, disse Pérez.
Eu não gosto. O Halo que testei, não gostei da visibilidade e da coisa na sua frente. Não é legal. Assim que eu tiver esse negócio no meu carro… não gosto disso, então a excitação desaparece antes mesmo que eu esteja no carro.”, falou Max Verstappen.
“Poderia ter um efeito. Por exemplo, na curva 1 em Austin, Eau Rouge em Spa, você pode ter dificuldades para ver o topo. Os carros de F1 não devem ser feios. Há um motivo pelo qual uma Ferrari é mais excitante do que um Mazda.”, relatou Magnussen.
“Eu ainda vou correr, não vou me aposentar, mas nunca fui um grande defensor do Halo. Ainda não sou. Eu acho que há o elemento de aparência. Protege contra acidentes incomuns. Não tenho certeza de que seja necessário.”, explicou Hulkenberg.
Varela Notícias