Uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil mostrou o grau de insatisfação dos usuários em relação ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Foram feitas perguntas para 13,1 mil passageiros em 15 aeroportos de todo o Brasil e o da capital baiana foi o que teve menor nota de aprovação, com 3,86. Embora seja o único aeroporto abaixo da meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), de acordo com a Comissão, o terminal de Salvador presentou melhoria de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A pesquisa, realizada desde 2013, pedia para que os passageiros avaliassem os aeroportos com notas de 1 (ruim) a 5 (muito bom). Dos usuários que participaram, 49% deram notas 5 (muito bom), se tornando a maior porcentagem registrada da série histórica. 43% consideram os aeroportos com notas 4, 7% com notas 3 e apenas 1% deu notas 2 (ruim). Com isso, o índice medido de abril a junho mostrou que 92% dos viajantes avaliaram os terminais como.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, falou dos resultados que comprovam o esforço do setor em aprimorar a gestão e entregar um serviço cada vez melhor ao passageiro. “Temos trabalhado junto com os nossos parceiros para identificar e atuar nas melhorias e isso tem funcionado, como comprova a Pesquisa”, pontuou.
Campinas, Curitiba, Brasília e Cuibá em alta
O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi o que teve a maior nota (4,90), com um crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2016, seguido por Curitiba (4,74) e Brasília (4,58). A pesquisa também mostrou que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá (MT), pela segunda vez consecutiva, apresentou a maior evolução no índice de satisfação geral de um aeroporto em relação a si próprio. Com o resultado, a nota do aeroporto passou de 3,36, em 2016, para 4,07, em 2017.
O aeroporto de Cuibá é o que mais se destaca em termo de melhoria nas avaliações. Por cinco vezes seguidas, o terminal acumula o indicador geral de satisfação dos usuários. Apesar de está em obras, Dario Lopes afirma que a tendência é que o Aeroporto de Cuiabá continue melhorando. “Esta é uma obra importante que dará mais conforto e qualidade aos passageiros que utilizam o Aeroporto de Cuiabá”, pontuou. Ainda de acordo com Loppes, as obras serão concluídas neste semestre.
Avaliação geral
Foram avaliados 31 quesitos e 30 deles tiveram variação positiva, com exceção da disponibilidade de vagas de veículos que reduziu de 3,63 (2016) para 3,57 (2017). Outros pontos tiveram a maior variação positiva no período. São eles: custo-benefício dos produtos comerciais, que passou de 1,93 para 3,17 (64,2%); quantidade e qualidade dos estabelecimentos, que aumentou de 2,32 para 3,39 (46,1%), e conforto acústico, de 2,90 para 4,05 (39,7%).
Ao todo, a pesquisa de satisfação que avalia os terminais aéreos do país já ouviu mais de 280 mil pessoas. Os 15 aeroportos movimentam 80% de passageiros em todo o Brasil. Para a Os aeroportos estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. Recebem até cinco milhões de passageiros estão os terminais de Natal (RN), Manaus (AM) e Cuiabá (MT).
Entre 5 e 15 milhões de passageiros estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG). Acima de 15 milhões de passageiros estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.