Durante o dia desta quarta-feira, funcionários do Vitória foram flagrados jogado sal grosso nas traves do Barradão. Mística ou não, o time venceu sua segunda partida dentro dos seus domínios e deu um alento à torcida, apesar de ainda se manter na zona de rebaixamento, na 19ª posição, três pontos atrás do primeiro time fora, o São Paulo, que joga nesta quinta-feira contra o 17º colocado, o Coritiba, também com 19 pontos. O Leão rugiu feroz diante da Macaca e com um minuto de bola rolando abriu op placar com Tréllez, aproveitando escanteio cobrado por Neilton. Aos 12 minutos, o próprio Neilton fez 2×0 aproveitando falha da defesa da Ponte. Com 35 minutos o placar ficou bonito, com 3×0, novamente com Tréllez. O time de Campinas descontou na segunda etapa, com Elton, aos 3 minutos: 3×1, placar final.
O primeiro tempo foi marcado pelo domínio e eficiência do Vitória. Antes do primeiro minuto de jogo, os mandantes abriram o placar em finalização de cabeça de Tréllez dentro da área. Pouco mais de dez minutos depois, o Rubro-Negro ampliou o placar contando com escorregada de Rodrigo e finalização certeira de Neilton. Abatida e com dificuldade em penetrar na área do adversário, a Ponte só ameaçava em jogadas de bola parada e contando com falhas do goleiro Caíque. Gilson Kleina, então, decidiu tirar o volante Jadson e colocar o meia Renato Cajá em campo. A substituição não mudou o panorama da partida, e o Vitória ampliou. Aos 35 minutos, David arrancou pela esquerda e abriu ótimo passe para Tréllez fuzilar no gol e marcar mais um.
Se o Vitória abriu o placar no primeiro tempo antes do minuto inicial, a Ponte Preta não ficou atrás e fez o seu gol logo aos três minutos da etapa final. De muito longe, Elton arriscou o chute e marcou um golaço. Animada com o gol, a Macaca passou a dominar as ações e chegou com perigo com Danilo, em lance cara a cara com Caíque, e com Felipe Saraiva, após aproveitar contra-ataque puxado por Lucca. Do outro lado, os visitantes buscavam o contragolpe, tinham espaço, mas faziam escolhas erradas nas decisões das jogadas. A melhor oportunidade aconteceu aos 31 minutos, quando Tréllez tocou de cabeça para André Lima que, de carrinho, finalizou para defesa de Aranha. David também teve grande chance ao invadir a área os 40 minutos e chutar para fora.
Com o resultado desta noite, o Vitória foi a 16 pontos e se manteve na penúltima posição do Campeonato Brasileiro, mas diminuiu a distância para o São Paulo, primeira equipe fora do Z-4, para três pontos. O time espera o desfecho da rodada para saber se mantém a distância. A Ponte Preta, por sua vez, caiu para a 13ª posição, com 21 pontos, e também aguarda o andamento das demais partidas.
Vitória e Ponte Preta encerram o primeiro turno do Campeonato Brasileiro no próximo domingo. Na Arena do Urubu, a equipe baiana enfrenta o Flamengo às 11h (horário de Brasília). Às 19h é a vez de a Macaca entrar em campo, desta vez para encarar o Vasco, no estádio Moisés Lucarelli.
FICHA TÉCNICA
Vitória x Ponte Preta
Campeonato Brasileiro – 18ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 02/08/2017
Horário: 21h
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Márcio Soares Maciel (GO)
Assistentes adicionais: Roberto Giovanny Oliveira (GO) e Breno Veira Sousa (GO)
Cartões amarelos: Yago e Uillian Correia (Vitória); Naldo (Ponte Preta)
Gols: Santiago Tréllez (duas vezes) e Neilton (Vitória); Elton (Ponte Preta)
Vitória: Caíque; Caíque Sá, Wallace, Kanu e Juninho; Ramon, Uillian Correia, e Yago; Neilton (André Lima), David e Santiago Tréllez (Danilinho). Técnico: Vagner Mancini.
Ponte Preta: Aranha; Jeferson (Nino Paraíba), Marllon, Rodrigo e Danilo; Naldo, Elton, Jádson (Renato Cajá) e Maranhão (Felipe Saraiva); Lucca e Emerson Sheik. Técnico: Gilson Kleina