Na primeira rodada do Brasileirão, o Bahia surpreendeu e goleou o Atlético na Fonte Nova, por 6×2. Na abertura do returno, o tricolor até saiu na frente com gol de Mendoza, o segundo dele na competição, mas se deixou envolver pelo Furacão e acabou sendo derrotado pelo time paranaense por 4×1, numa bela apresentação de Nikão, que jogou pela dupla Ba-Vi. Foi dele o gol de empate, cobrando pênalti, numa jogada infantil de Matheus Reis que subiu com o braço aberto. 1×1 foi o placar do primeiro tempo.
Na segunda etapa o time da casa foi pra cima e não deu chances para o Bahia. Num cruzamento da direita, Thiago Heleno desempatou de cabeça, se antecipando à zaga. O tricolor até foi para cima do adversário e ameaçou igualar, mas em mais uma jogada infantil, dessa vez, de Éder, que se antecipou num cruzamento, tirando a bola de Jean e jogando contra as próprias redes. Já no finalzinho, erro de Juninho atrasando bola, Nikão caiu pela esquerda e ao final da jogada, no rebote de Jean, Sidcley fechou o caixão tricolor: 4×1.
O resultado deixou o Bahia na 15ª posição, à frente do São Paulo (16º) e um ponto a frente do primeiro time na zona de rebaixamento, a Chapecoense, que ainda joga na rodada na quarta-feira, contra o Corinthians, em Chapecó. O time, de qualquer forma não entra na zona de rebaixamento terá um alento de duas rodadas jogando dentro de casa contra Vasco e Botafogo, equipes contra as quais foi derrotado no primeiro turno, no Rio de Janeiro.
O tricolor continua sob o comando de Preto Casagrande, mas o técnico ainda é interino e pode acontecer uma surpresa ainda essa semana. De qualquer forma, o problema não é técnico, já que Preto teve bom desempenho em duas rodadas contra Chapecoense e São Paulo. Sem contratar, a torcida tricolor sofre com a entrada em campo de jogadores como Ferrareis, que substituiu Régis, cansado, improdutivo.
Bem organizado defensivamente, faltou ao Bahia maior ímpeto e jogadas mais bem desenhadas no ataque para superar a boa marcação e formação tática do Atlético Paranaense, que com o resultado chega ao G-6 da competição, vencendo sua quarta partida consecutiva.
FICHA TÉCNICA
Atlético-PR x Bahia
Campeonato Brasileiro – 20ª rodada
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Data: 13/08/2017
Horário: 19h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (FIFA-SC)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Rodrigo D’Alonso Ferreira e Eduardo Cordeiro Guimarães (ambos de SC)
Cartão amarelo: Matheus Rossetto (Atlético-PR) / Matheus Reis, Eduardo, Zé Rafael, Éder (Bahia)
Gols: Nikão, Thiago Heleno, Éder (contra) (Atlético-PR) / Mendoza (Bahia)
Atlético-PR: Weverton; Jonathan (Cascardo), Thiago Heleno (Zé Ivaldo), Wanderson e Fabricio; Matheus Rossetto, Pavez, Guilherme, Nikão e Lucas Fernandes (Sidcley); Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Eder e Matheus Reis; Renê Júnior, Edson (Juninho), Régis (João Paulo), Zé Rafael (Gustavo Ferrareis) e Mendoza; Rodrigão. Técnico: Preto Casagrande.