Segurança
A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia voltou a chamar a atenção para a situação da segurança pública no estado, após o final de semana violento com trinta homicídios em Salvador e Região Metropolitana. Em pronunciamentos no plenário da Casa, os deputados ressaltaram o clima de terror com o domínio do tráfico de drogas, em algumas comunidades da capital e nas cidades do interior, onde aumentou o número de assaltos e sequestros relâmpagos, até mesmo em municípios com vinte mil habitantes. Eles lamentaram o toque de recolher nos bairros do Imbuí e da Boca do Rio, nos últimos dias e alertaram para a necessidade de mais ação na prevenção e combate aos crimes por parte do governo do estado.
O deputado estadual Sargento Marco Prisco (PSDB), revelou que os 30 assassinatos mostra a falta de controle na segurança. “A violência, infelizmente se instalou em Salvador e Região. O secretário está no Poder há 12 anos e o que tem melhorado?”, questionou. Em outro momento, o tucano solicitou que o governo explicasse o porquê de as contas de uma das unidades da segurança pública não terem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O deputado Fábio Souto (DEM), disse que nos municípios, os policiais não têm estrutura para levar mais segurança a população. “Recebem apenas quinze a vinte litros de gasolina por dia para rodarem com a viatura. Cidades com oito a nove povoados têm apenas dois ou três policiais por turno. Essa é realidade e nós não podemos fazer de conta que isso não está acontecendo”, bradou.
Emendas
O deputado Pablo Barrozo (DEM) denunciou nesta terça-feira (15) que o governador Rui Costa não cumpriu a promessa de liberar o repasse de R$ 1,3 milhão de emendas para cada parlamentar, conforme foi aprovado pelo plenário da Assembleia, em maio de 2015. “O que o governador faz é um desrespeito ao Poder Legislativo, uma falta de compromisso com as cidades que nós representamos”, disse o deputado.
De acordo com Pablo Barrozo, o presidente da AL, Ângelo Coronel, se comprometeu a interceder junto ao governador para que as emendas fossem liberadas. “Ele (Ângelo Coronel) conversou com Rui Costa e garantiu que os pagamentos seriam liberados, mas, até agora, tudo ficou na promessa”, acrescentou Pablo Barrozo.
Álvaro Dias
O senador Álvaro Dias (Podemos/PR) recebe nesta sexta-feira (18), a partir das 10 horas, em sessão especial realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o título de Cidadão Baiano. De autoria do deputado estadual Marcell Moraes (PV), a homenagem é o reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar em benefício aos cidadão brasileiros no decorrer da carreira política.
“O senador Álvado Dias foi diversas vezes escolhido como melhor senador do país e no decorrer de sua longa caminhada livre de quaisquer escândalo, lutou para manutenção do estado democrático em busca de uma melhor representação para nosso país”, justificou Moraes.
Nascido no município de Quatá, no interior de São Paulo, em 07 de dezembro de 1944, Álvaro Dias foi criado no Paraná, onde iniciou sua carreira política elegendo-se vereador de Londrina em 1968, pelo extinto MDB. Com uma trajetória cheia de conquistas e luta pela população de todo o país, o parlamentar ocupa atualmente a posição de líder do Podemos no Senado da República, onde cumpre o quarto mandato pelo estado paranaense.
Trindade critica Aleluia
O líder da oposição, vereador José Trindade (PSL), criticou o fato do vereador Alexandre Aleluia (DEM), ter entrado na justiça contra o título de Doutor Honoris Causa que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai entregar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com Trindade, o vereador deveria se preocupar primeiro com as questões do seu próprio município. “Se ele estivesse preocupado em fiscalizar o prefeito, seu aliado, estaria vendo que as escolas municipais estão em estado de calamidade, que tem casa caindo por conta das encostas feitas de qualquer jeito, que a cidade está cheia de buraco, que o dinheiro que deveria ser empregado em melhoria para a população está indo para o colo dos marajás amigos da prefeitura, mas o vereador prefere tapar os olhos para isso tudo e resolve gastar seu tempo para tentar impedir um título que uma universidade federal vai entregar em um outro município, a um ex-presidente. Enquanto o senhor for vereador, melhor focar em Salvador”, aconselhou.
Lula
“Lula foi o presidente que mais fez pelo Nordeste, foi ele quem criou a universidade, é normal que o povo queira homenageá-lo. O vereador diz que a homenagem tem interesse político, mas qual será o interesse dele entrando na justiça, contra um título de outro município, que não cabe nem em sua esfera? Onde estava o vereador quando o prefeito entregou o título de cidadão soteropolitano a Doria? Esqueci todos os serviços que o prefeito de São Paulo fez a Salvador para merecer isso, mas com certeza não foi com cunho político, nem pensando em 2018 que Neto fez isso”, ironizou Trindade.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu Salvador para começar uma peregrinação de ônibus pelos Estados do Nordeste. Lula vai permanecer três dias em solo baiano. Assim que chegar à capital Salvador, na quinta-feira (17), o petista deverá participar do lançamento do livro Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula, ao lado de juristas e advogados.
Insegurança
O deputado estadual Fábio Souto (DEM) voltou a cobrar ao Governo do Estado um posicionamento em relação à insegurança na Bahia. Em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na tarde de hoje (14), o parlamentar aproveitou para falar sobre o toque de recolher que aconteceu em alguns bairros de Salvador, na semana passada. “Nós observamos aqui, na semana passada, que alguns bairros vivenciaram o toque de recolher e tiveram seus comércios fechados e todos ficaram aterrorizados pelos traficantes”, salientou o democrata.
Além da situação da capital, Souto também frisou a falta de segurança no interior do Estado. “30 homicídios no final de semana! 30 vidas que foram levadas em um único final de semana. Essa realidade também é vista no interior da Bahia, pois o tráfico de drogas, sobretudo do crack, vem aumentando a cada dia, nas pequenas e médias cidades do interior do Estado. Os policiais militares têm de 15 a 20 litros por dia para a viatura rodar e, às vezes, não chega essa gasolina. Então é um verdadeiro abandono, é o caos absoluto e o Governo do Estado faz de conta que nada está acontecendo”, ressaltou Fábio Souto.
Cases
Uma audiência pública discutirá a situação das Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases) em Salvador e na Bahia. O evento é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidida pelo vereador Hilton Coelho (PSOL). O debate acontece nesta terça-feira (15), a partir das 8h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
“Trata-se de uma iniciativa da comissão em parceria com a Defensoria Pública da Bahia”, afirmou o parlamentar. Segundo Hilton Coelho, “é necessário que o Estado cumpra com suas obrigações de defesa dos interesses individuais e coletivos da criança e do adolescente no sistema socioeducativo na Bahia’.
O objetivo da audiência pública, segundo o parlamentar, é “analisar o funcionamento do sistema socioeducativo no estado, bem como as condições de cumprimento das medidas socioeducativas restritivas de liberdade, em especial nas Cases”.
Guarda Municipal
Nesta terça-feira (15), às 14h, no Salão Nobre, a Comissão de Direitos do Cidadão vai se reunir com a direção da Guarda Municipal (GM) para discutir a agressão ao vereador Toinho Carolino (Podemos). O fato ocorreu no dia 6 de agosto nas proximidades da Fonte Nova. O encontro será conduzido pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), presidente do colegiado.
Confirmaram presença o secretário de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos; o inspetor-geral da GM, João Neto; o diretor de Operações da Semop, Maurício Moreira; o diretor-geral do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), o guarda municipal Bruno Carianha; e o também sindicalista e agente da GM Sérgio Saturnino.
Na ocasião, o vereador Toinho Carolino esclareceu que em momento algum desacatou os profissionais da Guarda Municipal, limitando-se a questionar, como cidadão, o espancamento a um gari que já estava imobilizado. Além de ter sido agredido, inclusive depois de se identificar como vereador, Carolino teve o celular retido por mais de 30 minutos e foi conduzido, detido, à Central de Flagrantes.
Atendimento nutricional
O vereador Maurício Trindade (DEM) vai coordenar um seminário sobre nutrição, na quarta-feira (16), às 8h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal. O evento tem o objetivo de apresentar aos nutricionistas o andamento do Projeto de Indicação nº 574/17, de sua autoria, que sugere à Prefeitura a implantação do atendimento de profissionais desta área em todos os postos de saúde do município.
Segundo o parlamentar, a especialidade vai ampliar os serviços já oferecidos pelos postos de saúde, além de contribuir ainda mais para a melhora dos pacientes. “Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o perfeito bem-estar físico, mental e social”, destaca Maurício Trindade.
Serão ministradas três palestras durante o seminário. A nutricionista Jéssica Santos Oliveira vai tratar do tema “A importância da Alimentação Saudável na Prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis”. “Nutrição e Qualidade de Vida” será o tema apresentado pelo vereador e médico Maurício Trindade. Já a palestra “Atuação do Nutricionista nos Restaurantes Comerciais de Salvador e sua Ampliação” será proferida pela nutricionista Rose Mary Feliciano Dias.
Motociclista
O vereador Luiz Carlos Souza (PRB) promoverá sessão especial em homenagem ao Dia Municipal do Motociclista, 25 de agosto, a partir das 14h, no Plenário Cosme de Farias. A data foi instituída graças ao Projeto de Lei (PLE nº 224/2015), de autoria do legislador.
A solenidade contará com a presença de diversos grupos de motociclistas, órgãos municipais e representantes da categoria.
Diante dos altos índices de acidentes fatais no trânsito, o vereador Luiz Carlos destaca a data como um importante momento para a conscientização dos condutores em Salvador.
Baleiros
Na manhã desta segunda-feira (14), foi realizado no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador um encontro da União dos Baleiros da Bahia (Unibal). O espaço para a reunião foi solicitado pela vereadora Ireuda Silva (PRB).
Foram discutidos o recadastramento e acesso de baleiros no transporte público da cidade. De acordo com Gilson Rodrigues, diretor da Unibal, muitos trabalhadores estão sendo impedidos de entrar nos ônibus “devido a uma ‘onda’ de assaltos praticados por criminosos disfarçados”.
Ele afirmou que “alguns meliantes estão utilizando coletes e simulando serem baleiros para entrar nos veículos e roubar os passageiros. Pretendemos realizar um recadastramento e levar a demanda até a Secretaria de Mobilidade Urbana. A nossa intenção é achar uma solução para essa dificuldade”.