O ciclo de palestras e atividades na área social acontece nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18)
O câncer mais frequente no Brasil é o de pele e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Mas, apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. São 175 mil novos casos, sendo 80.850 mil em homens e 94.910 mil em mulheres. Com a missão de levar conhecimento através de palestras e atividades na área social, o Dermato Bahia, maior Congresso de Dermatologia do país, realiza, na próxima quinta-feira, 17, o Simpósio de Hanseníase, na Faculdade Unijorge, e Palestras sobre Câncer de Pele, em escolas públicas, no dia 18.
Simpósio de Hanseníase:
Na quinta-feira, 17, na UNIJORGE, será realizado um Simpósio de Hanseníase, para profissionais médicos, da saúde da família e enfermeiros. Considerada a doença mais antiga da humanidade, a Hanseníase tem cura, mas ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, que está entre os piores no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia. A Hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. Sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada e apresenta múltiplas manifestações clínicas, exteriorizadas, principalmente, por lesões dos nervos periféricos e cutâneas com alteração de sensibilidade. Os médicos Dr. Paulo Machado, Dr. Heitor de Sá Gonçalves, Eloísa S. Magalhães Bastos, Leila Lemos, Helena Ribeiro e Lilia Improta estarão à frente das palestras.
Palestras sobre Câncer da Pele: Campanha Educativa de Proteção Solar e Prevenção ao Câncer de Pele.
Na sexta-feira, 18, o Câncer da Pele será o tema das palestras para os colaboradores do Projeto Tamar e para os alunos da Escola Estadual Alaor Coutinho, da Escola Municipal São Francisco e da Creche Escola Finn Larsen. Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) mostram que, em 2016, foram contabilizados 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.
As palestras têm Patrocínio da L’Oreal (somente no projeto Tamar), La Roche Posay e apoio do Projeto Tamar, Studio R e BM Tour.