O programa de estágio desenvolvido pelo Terminal de Contêineres do Porto de Salvador está entre os destaques finalistas do Prêmio IEL de Estágio, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi, organização integrada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A cerimônia de premiação vai ocorrer amanhã, 18 de agosto, às 14h, no auditório da FIEB, Stiep.
A iniciativa visa destacar as empresas com melhores práticas de atração, desenvolvimento e retenção de estagiários. Ronilson Souza, gerente de desenvolvimento humano e organizacional do Tecon Salvador, explica que tão importante quanto dar espaço a estes futuros profissionais, é dar atenção ao nível de aproveitamento que cada um absorve nas suas atividades. “É importante pra gente saber se o estagiário está exercitando suas habilidades e adquirindo novos conhecimentos que irão somar em seu futuro profissional”, revela Souza.
Atualmente, o terminal conta com 16 estagiários trabalhando em diversos setores. Um deles é a Larissa da Costa Souza, que está há mais de um ano no Tecon, e destaca o acompanhamento recebido. “É comum em outros estágios você executar atividades que não estão relacionadas ao seu curso. No Tecon, eles entendem que você está ali para se desenvolver, e enxergam você como um possível futuro colaborador”, avalia a estudante do 8º semestre de administração. Como resultado deste programa de estágio do terminal, 18 estagiários já foram efetivados ao final do curso.
Criado em 2004, por uma iniciativa do IEL/BA em parceria com o Fórum de Estágio da Bahia, o prêmio também destaca estudantes e instituições de ensino que apoiam e incentivam a prática de estágio durante a formação acadêmica dos alunos, baseadas na legislação em vigor.
Portas Abertas – Além de contar com programa de estágio, o Tecon Salvador se mantém de portas abertas para a área acadêmica. Ao longo do ano, o terminal recebe estudantes de dentro e fora da Bahia, através de parcerias com instituições de ensino técnico e superior, tendo atendido, hoje, mais de 1000 estudantes.
A iniciativa, segundo professores que acompanham os alunos nestas visitas, possibilita aos estudantes o acesso a uma diversidade de conteúdo, uma vez que um terminal portuário concentra diversas atividades que vão deste as atividades ligadas ao Comércio Exterior, administrativo, financeiro, um avançado parque tecnológico com equipamentos de ponta, laboratórios de ensaio e testes de manutenção, e ainda, um complexo sistema logístico de atendimento aos mercados interno e externo. O Programa Portas Abertas oferece a oportunidade ao aluno de conhecer, na prática, o que se aprende em sala de aula, possibilitando uma rica experiência, ampliando sua visão de mercado e contribuindo para sua formação acadêmica.