Após denúncia de alguns candidatos que foram barrados pelo processo seletivo do Concurso para Oficiais da Polícia Militar da Bahia e também do Corpo de Bombeiros (PM-BA), realizado no último domingo (19), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), esclareceu em nota o ocorrido. A situação aconteceu no Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba, e o motivo foi a ausência da cópia do documento de identidade, no qual os concurseiros disseram que não tinha a informação no cartão de convocação.
A Uneb informou que não existia obrigatoriedade de ter estas informações no Cartão de Convocação, e sim no Edital publicado no Diário Oficial do Estado. Em contrapartida, o concurseiro Deivison afirmou anteriormente que no edital não tinha descrito esta solicitação. No entanto, conforme o item 5.3.4, do edital 001/2017, disponível no site do concurso, o candidato deveria entregar o cartão de convocação, “juntamente com uma cópia e original do documento de identidade com o qual foi inscrito”.
Outros concurseiros também disseram que algumas pessoas também entraram sem a cópia e outra foram retiradas da sala, mas a Uneb informou que não houve registros. Os candidatos que se sentiram denunciados prestaram queixa na 16ª Delegacia de Polícia (DP), na Pituba.
Gabarito de exames
Com a participação de 11.100 candidatos na primeira etapa da seleção, foi divulgado na última segunda-feira (21), o gabarito preliminar das provas pela Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos (Consultec), no qual é responsável pelos exames. Segundo a Uneb, a taxa de abstenção foi de 4.238 pessoas. Os candidatos podem verificar o seu eu resultado através do site, preenchendo o formulário no site com o número de identificação localizado na capa do Caderno de Provas com informações pessoais do candidato.
Ainda não foi divulgada a data oficial da segunda etapa, onde deve consistir a realização de avaliação físico-mental e de idoneidade moral dos candidatos habilitados e melhores classificados.
Confira a nota divulgada pela Uneb na íntegra:
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vem a público promover esclarecimentos sobre a aplicação das provas do Concurso para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (CFOPM 2017) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CFOBM 2017).
Em consonância com o convênio firmado entre a UNEB e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), a universidade é responsável pela organização do certame e pela aplicação dos exames de conhecimentos, cabendo à Consultec a elaboração das provas.
A UNEB informa que todas as medidas adotadas durante a aplicação das provas prezaram pela garantia das normas previstas pelos editais do concurso público. Ao tempo em que ressalta que 11.100 candidatos participaram da primeira etapa da seleção em 22 escolas de Salvador.
O Edital CG nº 001/2017 consiste no instrumento originário e orientador de todos os processos referentes à seleção. O documento, que foi publicado no dia 25 de maio no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA), já registra os procedimentos documentais para acesso aos locais onde os exames foram aplicados, conforme disposto nos itens: 5.3.2, 5.3.4 e5.4.
As informações foram reiteradas no Edital de Convocação para o Exame de Conhecimentos, publicado no dia 11 de agosto, também no DOE-BA.
A UNEB destaca que o gabarito preliminar dos exames de conhecimentos será disponibilizado ainda hoje (21). O edital do processo seletivo prevê ainda a segunda etapa, que consiste na realização de avaliação físico-mental e de idoneidade moral dos candidatos habilitados e melhores classificados.