O jogo já caminhava para o final, quando um ataque do Bahia foi bloqueado pelo Botafogo e no contra-ataque, a bola acabou cruzada por Pimpão para a área para a cabeçada certeira de Bruno Silva. 2×1 para o time da Estrela Solitária, que saiu na frente com 11 minutos da primeira etapa, com Roger, numa jogada inusitada, cabeceando para trás na saída errada de Jean, após falha da defesa.
Imediatamente o Bahia se recuperou foi ao ataque e no cruzamento de Zé Rafael, no mesmo estilo de Roger, Renê Junior também cabeceou para trás e acertou as redes de Gatito Fernandes. O resultado encerrou a série de bons resultados do tricolor dentro da Fonte Nova. Vinha de dois triunfos contra São Paulo e Vasco e agora, com 26 pontos, volta a ser incomodado pela zona de rebaixamento, encabeçada provisoriamente pelo São Paulo, com 23 pontos.
O tricolor caiu para a 14ª posição, enquanto o Botafogo, com o triunfo, chega ao G-6 do brasileirão. Foi também a primeira derrota de Preto Casagrande dentro de casa e a esperada efetivação do técnico agora volta a ser contestada e a diretoria deve tomar uma decisão ainda essa semana, já que o campeonato dá uma parada para os jogos da Libertadores e o Bahia somente volta a jogar no dia 11 de setembro, contra o Atlético GO, em Goiás.
Com o resultado, o Glorioso chega a 31 pontos e fica na sexta posição, equanto a equipe baiana, com 26, cai para 14º. Na próxima rodada, domingo, dia 10 de setembro, o Bota recebe o Flamengo no estádio Nilton Santos. Já o Bahia, na segunda-feira, dia 11, vai até Goiás enfrentar o Atlético-GO.
Contrariando seu estilo, o Bota foi quem teve mais posse de bola (cerca de 60%) e ditou o ritmo, mas o Bahia era perigoso com seu veloz contra-ataque. Os gols marcados pelas equipes na primeira etapa foram parecidos. Aos 12, Pimpão cruzou bem para Roger, que desviou de cabeça e mandou por cima do goleiro Jean: 1 a 0.
Aos 15, Zé Rafael levantou na área, Renê Junior mandou de cabeça, de costas, e a bola passou por cima de Gatito antes de cair dentro do gol: 1 a 1. O Alvinegro ainda teve duas boas chances com Pimpão, mas o atacante desperdiçou.
Na segunda etapa, O Bota manteve a maior posse de bola, mas as equipes diminuíram o ritmo e as oportunidades de gol ficaram mais raras. Pimpão teve duas chances para servir Roger, mas optou por outra jogada. Pelo lado do Bahia, Mendoza foi quem levou mais perigo, primeiro em finalização que parou nas mãos de Gatito, e depois em cobrança de falta que passou rente à trave. O Bota conseguiu sua vitória aos 46 minutos, depois que Pimpão cruzou, Bruno Silva mandou de cabeça e Jean não conseguiu defender. Aos 49, Rodrigão ainda perdeu uma ótima oportunidade de ao menos empatar o jogo.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Botafogo
Campeonato Brasileiro – 22ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 27/08/2017
Horário: 16h
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (SC)
Assistentes adicionais: Célio Amorim e Evandro Tiago Bender (SC)
Cartões amarelos: Tiago (Bahia)
Gols: Roger (Botafogo); Renê Júnior (Bahia)
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago (Rodrigo Becão), Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Renê Júnior, Edson e Régis (Maikon Leite); Zé Rafael (Vinícius), Mendoza e Rodrigão. Técnico: Preto Casagrande.
Botafogo: Gatito, Arnaldo, Joel Carli (Marcelo), Igor Rabello e Victor Luis (Gilson); Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Marcos Vinícius (Guilherme); Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.