Ajax (pastor alemão), Andy (pastor malinois) e Basco (pastor alemão) são os reforços de peso do Batalhão de Choque (BPChq) da Polícia Militar nas ocupações e operações integradas. O trio faz parte do grupo de 39 cães da Companhia de Operações com Cães (COC). Além das ações ostensivas eles são empregados também em eventos esportivos, buscas e contenções em presídios e na Cinoterapia (abordagem terapêutica para criancas especiais).
Criado em outubro de 1989 com status de pelotão, a unidade, desde de setembro do ano passado, é comandada pela capitã Samanta Lacerda, primeira mulher a ocupar o posto. “É um grande prazer estar a frente da COC, desempenhando ações nas áreas policial e social”, declarou a militar.
Lacerda, que é também a primeira mulher na polícia baiana a ter os cursos de Cinotecnia (operação com Cães) e de condutor de cães de faro de entorpecente e explosivo, explicou que dura aproximadamente entre seis e oito meses o treinamento dos animais. “Os cães têm um grande poder operacional”, completou.
Além dos pastores alemão e malinois, a matilha do BPChq conta com animais das raças labrador, rotweiller e golden retriever. “São 540 quilos de ração mensalmente. Cuidamos com muito amor e eles nos retribuem com grandes flagrantes”, enfatizou a oficial, acrescentando que a COC aceita doações e que interessados podem entrar em contato através do telefone 3378-8577.
Fotos: Alberto Maraux