Na manhã deste domingo (24), o governador Rui Costa entregou o novo Conjunto Habitacional São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O residencial substituiu as palafitas que tinham no local, próximo a um manguezal, nas margens do Rio do Cobre. A obra beneficiou 136 famílias.
Além das residências, as obras tiveram pavimentação das ruas e instalação de drenagem para impedir os alagamentos provocados pelas chuvas, além de iluminação, esgotamento sanitário, campo de futebol, quiosques de convivência, parques infantis e praças de ginástica.
“Aqui era uma área sub-habitacional. As pessoas moravam em lugares que alagavam e com esgoto, em condições precárias. Hoje é uma área totalmente urbanizada, com habitações novas, creches e centros esportivos construídos pelo Governo do Estado. É a valorização de um dos maiores e mais bonitos parques de Salvador”, disse Rui.
Foram investidos R$ 16,5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). As obras fazem parte da última etapa do projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país.