Aumentou de 42% para 59%, em comparação ao ano passado, o total de consumidores que afirmam poupar para os filhos, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, feita com cerca de 1.060 participantes de todo o Brasil, com o intuito de identificar a percepção dos consumidores quanto à importância da educação financeira para crianças e adolescentes. 61% dos entrevistados optam por guardar essas economias na poupança. Outros 8% aplicam em Previdência Privada e 6% em Títulos de Capitalização.
Ainda de acordo com a pesquisa, 85% dos consumidores acreditam ser muito importante que as crianças e adolescentes recebam orientação financeira. E para que isso aconteça, 65% das pessoas afirmaram que costumam conversar e explicar às crianças o que é, como se ganha e para que serve o dinheiro.
O percentual de crianças que aprendem sobre este tema nas escolas ainda é muito baixo, apenas 3%. Porém, 32% dizem que estimulam a criança a economizar a mesada ou a semanada, ou seja, que explicam a importância de se utilizar estes recursos com responsabilidade. A pesquisa também identificou que, em média, 22% dos participantes costumam dar mesada ou semanada. Entre 2016 e 2017, este percentual aumentou em 6 pontos e passou de 17% para 23%.
55% adotam a mesada ou semanada para estimular a educação financeira nas crianças. 27% adotam esta iniciativa para prover recursos para a compra de alimentação/lanches e 18% como uma forma de recompensa por comportamento.
53% conseguem poupar mais de R$ 50 por mês, para os filhos. Sendo que 60% destas economias serão utilizadas no futuro, para ajudar nos estudos, faculdade, por exemplo; 19% para a compra da casa própria e 12% para outras finalidades como, realizar a viagem dos sonhos (2%), aposentadoria complementar (7%) e situações de emergência (3%).
Bahia Notícias