As chuvas que caem em Salvador não estão influenciando nas operações da travessia Salvador-Mar Grande. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são normais, com ventos fracos e mar calmo. O que prejudica a travessia na manhã desta quarta-feira (18) é a maré baixa, que exigiu que o sistema parasse às 7h30, devendo ser retomado às 10h. Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do seu canal de navegação. Quando retomar o atendimento aos usuários, às 10h30, a travessia estará com oito embarcações em tráfego, fazendo horários de saída de meia em meia hora ou a cada 15 minutos, conforme a demanda de passageiros. Também por conta da maré baixa, a travessia Salvador-Mar Grande encerrará as operações às 18h30.
Também vão operar normalmente nesta quarta-feira as escunas de turismo que fazem o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. As escunas saem do Terminal Náutico às 9h e retornam a Salvador às 17h30, depois de fazerem paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica.
Já a travessia Salvador-Morro de São Paulo será operada, inicialmente, com conexão em Itaparica, já que no percurso entre a capital e a Ilha de Tinharé o mar está um pouco agitado. A Astramab informa que caso essas condições melhorem, a viagem poderá passar a ser direta. Com conexão em Itaparica, os catamarãs saem normalmente do Terminal Náutico, atracam em Itaparica, onde os passageiros desembarcam e seguem de ônibus até a Ponta do Curral e daí fazem a pequena travessia em lanchas até o Morro.Os horários saindo de Salvador são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas do Morro ocorrem às 9h, 11h30, 13h e 15h.