Seria um sonho seus filhos não adoecerem? É claro que viver sem um resfriado uma vez ou outra seria impossível, mas ter filhos saudáveis, e minimizar as gripes, diarreias e etc é possível com a adoção de pequenas medidas.
A revista Crescer listou algumas dessas ações, após uma entrevista com o pediatra Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo. A criança que hoje tem uma boa saúde será o adulto que tem uma saúde de ferro, aquela pessoa que mesmo com inversão térmica ou banho de chuva não adoecerá.
Mas então, que hábitos são esses? Confira:
- Ser amamentada com leite materno, pelo menos, até os 6 meses – a revista explica que o leite materno “colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne muitas doenças, como alergias, obesidade, anemia, intolerância ao glúten etc.” E o pediatra ainda diz que as pesquisas atuais mostram que o leite materno ajuda a ganhar peso mais devagar, o que ajuda com que no futuro o adulto não seja obeso.
- Ser vacinada – a criança imunizada vive melhor, literalmente mais protegida. Sarampo, rubéola, catapora, hepatites, viroses e muitas outras doenças, mesmo que curáveis, são prevenidas com vacinas. Então cuide do calendário de vacinas dos seus filhos e isso garantirá mais saúde.
- Dormir bem – mais uma situação da infância que reflete na vida adulta. Crianças devem ter rotina bem definida, de 8 a 10 horas de sono. Uma boa noite de sono cuida do corpo e mente.
- Brincar ao ar livre – o contato com o ar puro e com o sol faz com que as células de proteção do corpo se desenvolvam melhor.
Bahia Notícias