Beneficiado pelos resultados dos jogos da tarde deste sábado (18), o Ceará entrou em campo para enfrentar o Criciúma, no encerramento da 37ª rodada da Série B, com o acesso garantido. Em Criciúma, o Vozão saiu atrás no placar, mas arrancou o empate em 1 a 1 no Heriberto Hülse. Com a igualdade, o Ceará chegou a 64 pontos e defendeu o terceiro lugar, que havia sido tomado pelo Paraná. Com 48, o Criciúma caiu para a 12 posição.
Antes mesmo da bola rolar, o Ceará festejou o retorno à elite do futebol brasileiro. Motivado com o acesso, o Vozão quase abriu o placar aos 13 minutos em tentativa de gol olímpico de Ricardinho. Em casa, o Criciúma cresceu na partida e criou a principal chance do primeiro tempo aos 32 minutos. Após Alex Maranhão arriscar de longe, Andrew pegou o rebote do goleiro Éverson, mas foi travado pela defesa alvinegra.
No segundo tempo, o Tigre balançou as redes, aos seis minutos, após cobranças de escanteio de Alex Maranhão. Lucão subiu junto com os defensores e Richardson mandou contra a própria meta, 1 a 0. Aos 15, Lima aproveitou rebote de Luiz em chute cruzado de Magno Alves e deixou tudo igual. Fim de jogo: 1 a 1
Assim como a zona de rebaixamento, o G-4 foi definido com uma rodada de antecedência. Neste sábado (18), Paraná e Ceará garantiram o acesso para a Série A 2018. Já o título segue em aberto e será disputado por América-MG e Internacional na última rodada, sábado (25).
Título em aberto
O campeão da Série B será definido na última rodada. Neste sábado (18), o Internacional se manteve vivo na briga pelo título ao vencer o Goiás por 2 a 0 em Goiânia. Com o triunfo, o Colorado diminuiu para dois pontos a vantagem do América-MG, que ficou no 0 a 0 com o Londrina. A igualdade em Londrina (PR) impediu o título antecipado do Coelho e acabou com as chances de acesso do Tubarão. Em Maceió, com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB e a derrota do Oeste-SP, o Paraná definiu o G-4 e vai jogar a Série A junto com os líderes e o Ceará. Em Natal, o ABC venceu por 2 a 0 e tirou o time paulista da briga.
Também pela 37ª rodada, o Paysandu superou o Santa Cruz por 4 a 2 em Belém. Outro time que fez valer o mando de campo foi o Boa Esporte. Em Varginha (MG), a equipe mineira levou a melhor para cima do Brasil de Pelotas, 1 a 0. Em Recife, o Vila Nova venceu o Náutico por 2 a 1.
No Serra Dourada, o Internacional acabou com o jejum de cinco rodadas sem vencer na Serie B e se manteve vivo na luta pelo título. O Colorado contou com as assistências de Camilo e os gols de William Pottker para construir a vitória no segundo tempo e encostar no América-MG. Vindo do banco, o meia serviu o atacante nos gols marcados aos 13 e 19 minutos da etapa final. Para se sagrar campeão, o Colorado precisa vencer o Guarani em Porto Alegre e torcer por um tropeço do América-MG diante do CRB, em Belo Horizonte.
No estádio Do Café, Londrina e América-MG chegaram embalados por quatro vitórias seguidas. Apesar do duelo movimentado, com chances criadas pelos dois lados, as redes não balançaram e o marcador permaneceu zerado. Com a igualdade, o Coelho segue na liderança com 70 pontos. Com 59, o Tubarão não tem mais chances de entrar no G-4.
Quem garantiu o acesso foi o Paraná. No Rei Pelé, o Tricolor contou com o gol contra de Audáloi, aos 17 minutos do segundo tempo, para bater o CRB-AL e comemorar o retorno à elite do futebol brasileiro. Com 63 pontos, o time paranaense carimbou uma vaga no G-4.
No Frasqueirão, o ABC-RN levou a melhor para cima do Oeste e acabou com as chances do time paulista na briga pelo G-4. Os gols da partida foram marcados por Eltinho, aos 45 minutos do primeiro tempo, e Matheus, aos 43 do segundo tempo. Já rebaixado, o time de Natal chegou a 34 pontos. O Oeste segue com 58.
No Curuzu, Paysandu e Santa Cruz protagonizaram um confronto com seis bolas nas redes. Com três gols de Bergson e um de Fábio Matos, o Papão fez valer o fator casa e superou o Tricolor pernambucano, que descontou com Augusto e Marcílio.
No Dilzon Melo, o Boa Esporte também fez a festa dentro de casa e bateu o Brasil de Pelotas. O time mineiro abriu o placar aos cinco minutos do segundo tempo com Paulinho. Os gaúchos empataram aos 13 com Cassiano, mas Thaciano decretou a vitória dos mandantes aos 36.
No Arruda, os gols saíram apenas na segunda etapa. O Vila Nova largou na frente aos três minutos com Jenison. O Náutico deixou tudo igual aos 35 com Bruno Mota. Já nos acréscimos, Alan Mineiro bateu pênalti com categoria e decretou a vitória goiana. Apesar do triunfo fora de casa, o Dragão não tem mais chances de alcançar o G-4.