Fim de ano é desculpa para muitas pessoas jogarem pra cima uma dieta mais balanceada e leve. As festas em família e confraternizações entre amigos e colegas de trabalho são os momentos perfeitos para o maior consumo de doces, refrigerantes e álcool. “Esses excessos de fim de ano satisfazem o desejo dos apaixonados por doces e trazem prazer. É importante, no entanto, ter em mente que, sem os cuidados indicados, as consequências podem ser bem desagradáveis para os dentes e gengivas”, alerta Eduardo Oliva, Especialista de Prótese e Implantes Dentários.
O principal inimigo neste período é a placa bacteriana, filme pegajoso de bactérias que se forma constantemente sobre os dentes e as gengivas. “Essas bactérias, em contato com açúcar ou amido na boca, produzem ácidos que atacam os dentes e podem causar até mesmo a ruptura do esmalte dental, resultando em cárie dentária”, explica Agda Rios, Mestre em Odontologia e pós-graduada em Terapêutica Odontológica, reforçando que não existem segredos, além da prevenção com uma higienização correta após as refeições e atenção aos alimentos escolhidos.
“Não é necessariamente a quantidade de açúcar que o paciente põe na boca que causará danos, mas o tipo de alimento. Quanto mais pegajoso, como bolos de frutas e balas de goma, mais difícil será a remoção de restos deles naturalmente pela saliva”, revela Marcos Oliva, Doutor em Biotecnologia e Mestre em Cirurgia Buco Maxilo Facial.
Além de orientar com os cuidados, o trio de profissionais do CENIOR Spa Odontológico dá dicas para reduzir os riscos para a Saúde Bucal neste fim de ano. “O ideal é consumir alimentos açucarados junto com as refeições, aproveitando a maior produção de saliva, que ajuda a neutralizar a produção dos ácidos e até mesmo a retirar partículas da boca”, orienta Eduardo. Outra atenção especial é em relação ao consumo de água. “Consumir água corretamente ajuda a prevenir a cárie dentária, por conta do flúor. Beba bastante, mesmo se já estiver consumindo outros líquidos, como sucos, e principalmente se estiver consumindo refrigerantes e bebidas alcoólicas”, sugere Marcos.
“Cuidado também com os alimentos mais rígidos, como castanhas”, alerta Agda. “Eles podem causar de fraturas nos dentes à danificação de próteses dentárias”, explica. No mais, segundo ela, uma boa escovação, com utilização correta do fio dental, é uma grande aliada da Saúde Bucal nas festas de fim de ano.