A Ford fechou 2017 com um desempenho acima da média da indústria e ganhos tanto de volume como de participação em relação a 2016. O Ka, terceiro modelo mais vendido do mercado brasileiro, o Ka Sedã, o Fusion e a Ranger foram os principais destaques da marca, que cresceu 14% nas vendas, cerca de 5 pontos porcentuais acima do setor.
Com o total de 214.642 emplacamentos, a Ford fechou o ano com uma participação de 9,6% – 0,4 ponto porcentual melhor que em 2016 – e retomou o quarto lugar no ranking das marcas.
A recuperação do mercado automobilístico brasileiro no período foi puxada pelas vendas diretas para empresas, que avançaram 32%, enquanto as vendas no varejo recuaram 2,3%. “Contrariando essa tendência do mercado, a Ford cresceu em 2017 mais no varejo do que nas vendas diretas, o que mostra a força dos nossos produtos junto aos consumidores”, diz Mauricio Greco, gerente geral de Marketing da Ford. “A expectativa é dar sequência a essa retomada em 2018, que será marcado pela chegada do Mustang e outros importantes lançamentos.”
O Ford Ka consolidou a sua posição entre os carros mais vendidos do mercado brasileiro, com 94.700 unidades. Esse número representa um crescimento de 23,2% comparado a 2016 e fez o modelo avançar quase 2 pontos porcentuais em participação, chegando a 12,4% no segmento de hatches compactos. A linha foi reforçada em 2017 com o lançamento da versão Trail.
No segmento de sedãs compactos, o Ford Ka Sedan também cresceu 1,3 ponto percentual e atingiu uma participação de 8,8%, com 27.862 emplacamentos.
O Ford Fusion manteve a liderança dos sedãs de luxo com 84,9% de participação. Em volume, a linha teve um avanço de 15,2% comparado a 2016, incluindo seus três modelos: 2.5 Flex, 2.0 EcoBoost e Hybrid.
A Ford Ranger também cresceu 12,7% nos emplacamentos, com 17.826 unidades, e aumentou em cerca de 0,5 ponto porcentual sua participação no segmento de picapes médias, para 16,3%. Com 20% de participação no segmento em dezembro, esse foi o segundo mês consecutivo em que a picape da Ford ficou na vice-liderança das versões diesel.
“Temos a melhor picape diesel do segmento e também a única com duas opções nessa linha de motores: o 2.2, aplicado na versão XLS e na nova Sportrac, líderes absolutas no ano entre as versões diesel intermediárias; e o motor 3.2 nas versões XLT e Limited, que oferecem o maior pacote de segurança e tecnologia embarcada da categoria”, completa Mauricio Greco.
No segmento de utilitários esportivos compactos, o Ford EcoSport mostrou um crescimento de 11% no ano, com o lançamento do modelo renovado no segundo semestre.