Um homem de 49 anos está internado no Hospital Couto Maia, em Salvador, com febre amarela. O rapaz é morador da cidade de Taboão da Serra, em São Paulo, e teve a confirmação da doença nesta quinta-feira (11), por meio de exame feito com material do paciente, no Laboratório Central (Lacen), na capital.
De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o homem chegou à cidade de Itaberaba, a cerca de 290 km da capital, na região da Chapada Diamantina, no dia 5 de janeiro, já com os sintomas da doença. Ele começou a apresentar os sintomas no dia 2 de janeiro, antes de chegar à Bahia, por isso, a Sesab acredita que é um caso importado.
De acordo com informações do G1, caso foi informado, inicialmente, ao Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana, que abrange também Itaberaba. Conforme Edy Gomes, coordenador geral do núcleo, o paciente é natural de Itaberaba e chegou à Bahia, de avião, por Salvador. Ele seguiu até a cidade na Chapada Diamantina de ônibus, após embarque na rodoviária da capital.
Segundo Gomes, ao chegar em Itaberaba, o rapaz teve uma piora nos sintomas da doença e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele esteve no posto de saúde várias vezes, entre o dia 5 e o dia 9 de janeiro, quando apresentou piora no quadro clínico e foi transferido para Salvador. O estado de saúde do paciente é grave.