Grupo Oncoclínicas promove campanha de conscientização sobre efeitos nocivos da exposição solar prolongada
Durante todo o verão, campanha promove ações de orientação sobre o câncer de pele, prevenção e detecção precoce da doença; Atualmente, segundo dados do INCA, o câncer de pele é o mais prevalente entre a população brasileira, correspondendo a 30% de todos os diagnósticos de tumores malignos.
Neste Verão 2018, o Grupo Oncoclínicas lança em todo o Brasil a campanha #QuestaodePele. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população em geral sobre os riscos à saúde decorrentes da exposição solar contínua e sem proteção adequada e estimular uma mudança de atitude através da promoção de hábitos de vida saudáveis e a realização de exames preventivos periódicos. Em Salvador, a campanha é realizada em parceria com o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia), que integra o Grupo Oncoclínicas, e vai promover uma ação no Salvador Shopping, nos próximos dias 20 e 21 de janeiro, na área de serviços do piso G1, e nos dias 27 e 28, no Salvador Norte Shopping.
O público será convidado a tirar fotos num cenário de verão e postar nas redes sociais com a hashtag #questãodepele. Também serão distribuídos flyers com dicas de prevenção ao câncer de pele. “O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do conhecimento dos sintomas desse tipo de câncer”, ressalta o oncologista André Bacellar, da equipe do NOB/Grupo Oncoclínicas.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais incidente entre os brasileiros, correspondendo a 30% do total de todos os diagnósticos da doença anualmente – um universo que representou 180 mil novos casos em 2017. Pesquisas promovidas por centros de referência nos EUA mostram ainda que todos os anos surgem mais novos casos de câncer de pele do que de mama, próstata, pulmão e cólon combinados entre os norte-americanos, o que significa que uma a cada cinco pessoas desenvolverá a doença ao longo de toda a vida.
Mas essa realidade pode mudar com ajustes simples. “A vida pede uma atitude e queremos incentivar alterações positivas à rotina pessoal, como atentar ao uso de protetor solar e realização de exames dermatológicos periódicos. Essas medidas são essenciais não só como forma de reduzir os riscos de incidência do câncer de pele, mas também de apoio ao diagnóstico precoce em caso de surgimento da doença – a chance de cura é de mais de 90% se identificada a condição em fase inicial.”, explica André Bacellar.
Segundo o oncologista, levantamentos recentes sugerem que mais da metade dos tumores de pele poderiam ser prevenidos e, para isso, evitar a exposição excessiva e constante aos raios solares, além de utilizar corretamente o protetor solar, são as melhores medidas. E isso vale desde a infância. “Estima-se que apenas 32% dos brasileiros usem protetor solar ao longo de todo o ano. Pessoas de pele e cabelos claros, com sardas, são mais propensas a desenvolver o câncer de pele. A idade também deve ser considerada, pois quanto maior o tempo de exposição ao sol, maior o risco. E mesmo para quem já se vale dos métodos preventivos, é muito importante consultar o dermatologista para que este profissional avalie e acompanhe possíveis lesões cutâneas frequentemente”, diz.
#QuestaoDePele
A campanha terá também diferentes atividades públicas em locais de grande circulação em 11 estados do Brasil. São eles: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
“O primeiro e principal passo para vencer o câncer é o conhecimento. Por isso o Grupo Oncoclínicas, através das ações de mobilização em mídias sociais e ativações nas ruas de diferentes cidades do Brasil proporcionadas pela campanha, quer gerar um real movimento em prol da vida”, pontua André Bacellar.
Confira seis dicas essenciais para quem deseja curtir as quatro estações do ano sem prejudicar a saúde da pele:
– Aplique generosamente protetor solar em toda a pele exposta, 15 minutos antes de sair ao sol, mesmo em dias nublados e durante todo o ano. Use um protetor que ofereça ação de amplo espectro contra os raios UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30. Reaplique a cada duas horas ou depois de nadar/suar;
– Lembre-se que o protetor solar é apenas um componente de segurança e não permite a você passar um tempo ilimitado debaixo do sol, em especial entre as 10h e 16h, quando os raios são mais fortes. Procure ficar em lugares com sombra neste intervalo de horas;
– Importante lembrar que, mesmo áreas menos visíveis e não expostas diretamente ao sol, como o couro cabeludo, podem apresentar manchas suspeitas. Por isso, não deixe de usar e abusar de chapéus e bonés;
– Blusas com FPS (Fator de Proteção Solar) 15 ou mais e óculos escuros também fazem parte dos aliados na redução de riscos de câncer de pele;
-Cerca de 70% da exposição solar que sofremos é ocasional. Por isso o uso constante de protetor solar é recomendado independente do que planeja fazer ao longo do dia;
– Lembre-se: só um médico especializado pode diagnosticar e prescrever o tratamento mais indicado de acordo com o caso.