Jogando o suficiente para vencer a Jacuipense com o placar magro de 2×1, o Bahia saiu de campo vaiado pela torcida que esperava uma recuperação mais convincente após perder em duas estreias: Nordestão e Baianão. Pelo Campeonato Baiano, O time de Guto Ferreira saiu na frente com gol de Vinicius, aproveitando passe açucarado de Edigar Junio, mas cedeu o empate com Danilo Rios (cria tricolor), em penalidade praticada por Tiago. O gol do triunfo saiu ainda na primeira etapa com o próprio Tiago escorando de cabeça cruzamento de Nino Paraíba. 2×1.
O Bahia parecia não ter aprendido a lição com as derrotas nos primeiros jogos de 2018. No início da partida, o time treinado por Guto Ferreira trocava passes de um lado para outro, de forma lenta, sem aparente objetividade. O Jacuipense se limitava a marcar e tentar armar contragolpes. E quando se deu conta, já estava em desvantagem no placar. Aos 27, Edigar Junior deixou Vinícius na cara do gol. O meia driblou o goleiro Jordan e chutou para o gol vazio. Com o gol, o Leão do Sisal passou a atacar com mais frequência e aproveitou de um erro do zagueiro Tiago para empatar a partida. O defensor do Bahia perdeu o tempo de bola e cometeu pênalti em Felipe Costa. Danilo Rios converteu a cobrança. O Jacuipense ainda chegou a acertar a trave com falta cobrada por Birungueta, mas foi o Bahia quem acertou o alvo em cheio nos minutos finais. Tiago aproveitou cruzamento de Nino e cabeceou no canto, sem chance de defesa para Jordan.
Atrás no placar, o Jacuipense partiu para o ataque no segundo tempo. E a nova proposta de jogo deixou espaços para o Bahia contra-atacar e desperdiçar oportunidades. Na primeira, a defesa conseguiu desviar chute de Vinícius e Jordan defendeu sem problema. Dois minutos depois, Edigar Junio partiu na direção do gol, ignorou as opções de passe e arriscou o chute. A bola passou ao lado da meta do Leão do Sisal. Com o passar do tempo, o lado físico pesou. Os dois times diminuíram o ritmo e as chances se tornaram escassas.
O Bahia volta a jogar no sábado, às 17h (horário local), quando encara o Fluminense de Feira no estádio de Pituaçu, em Salvador. O Jacuipense entra em campo no dia seguinte, às 16h, para encarar o Juazeirense no Adauto Moraes, em Juazeiro.
(Informações e fotos: Globo Esporte)
FICHA TÉCNICA
Bahia x Jacuipense
Campeonato Baiano – 2ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 24/01/2018
Horário: 20h45 (de Salvador)
Árbitro: Diego Pombo Lopez
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Marcos Welb Rocha de Amorim
Cartões amarelos: Júnior Brumado (Bahia) / Birungueta, Paulinho (Jacuipense)
Gols: Vinícius, Tiago (Bahia) / Danilo Rios (Jacuipense)
Bahia: Douglas; Nino Paraíba (João Pedro), Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Elton, Gregore e Vinícius; Élber (Zé Rafael), Mena e Edigar Junio (Júnior Brumado). Técnico: Guto Ferreira.
Jacuipense: Jordan; Paulinho, Lidio Chacon, Je e Maxwel; Robson Simplicio (Caíque), Daniel Alves, Danilo Rios (Eudair) e Birungueta; Felipe Fidencio e Indio (Uelliton). Técnico: Jonilson Veloso.