Inscrever empresas de turismo no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) ficou mais fácil. Agora, todo o procedimento de regularização dos empreendimentos poderá ser feito de forma ágil, pela internet, no site www.cadastur3.turismo.gov.br.
O novo sistema, chamado de Cadastur 3.0, é interligado ao banco de dados da Receita Federal e foi lançado pelo Ministério do Turismo para a região Nordeste, nesta quinta-feira (1º), em Maceió. O subsecretário do Turismo da Bahia, Benedito Braga, participou do evento, que teve a presença do ministro Marx Beltrão, e da secretária Nacional de Qualificação e Turismo, Tetê Bezerra.
“Na Bahia, trabalhamos para elevar a qualidade dos serviços turísticos prestados. O cadastramento das empresas é fundamental para incentivar a melhoria contínua dos serviços oferecidos aos nossos visitantes”, disse Benedito Braga, incentivador da modernização do sistema do Cadastur que, na Bahia, fica sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).
Obrigatoriedade e benefícios
O cadastro junto ao Cadastur é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias e condutores de visitantes, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos dedicados a turistas. Ele proporciona mais segurança ao turista que contrata os serviços, que saberá que a empresa é cadastrada e segue os princípios de qualidade do Ministério do Turismo.
Dentre as vantagens de estar em situação regular no Cadastur estão o acesso a financiamento em bancos oficiais, participação em cursos de qualificação e concorrência em licitações públicas. Para mais informações basta consultar a Setur pelo telefone (71) 3116-4144.
Secom