Foram furtados 56 frascos de vacinas contra a febre amarela em duas UBS (Unidade Básica de Saúde) na zona sul de São Paulo, conforme informou a Coordenadoria de Vigilância em Saúde no Diário Oficial da última quarta-feira (7). Isso corresponde a 560 vacinas da dose plena ou 2.800 da dose fracionada.
De acordo com as informações do Diário, o primeiro furto ocorreu no dia 31 de janeiro, na UBS Dr. José Marc, no Rio Pequeno. E o segundo furto foi registrado no dia 1º de fevreiro, na UBS Jardim Edite, no Itaim Bibi, ambos na zona sul. Foram levados 54 frascos de vacina contra febre amarela (Lote: 178VFC091Z FIOCRUZ) e mais dois frascos do lote 176VFC085Z, além de 50 frascos de diluentes da vacina contra febre amarela (Lote: 175DFC028Z FIOCRUZ).
Em nota, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) informa que “a CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) Oeste esclarece que foram furtados da Unidade Básica de Saúde Malta Cardoso seis frascos de vacina e outros seis de diluente. Na UBS Jardim Edite, foram furtadas cinco caixas de vacina e cinco de diluente, totalizando 50 frascos de ambos. Cada frasco contém dez doses da vacina.”
A nota diz ainda que “constatadas as diferenças no quantitativo, as unidades registraram boletim de ocorrência e tomaram as medidas cabíveis junto à Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) para publicação oficial do fato. Cabe aos órgãos de segurança pública a investigação dos furtos e a identificação dos responsáveis”. A secretaria afirmou que a segurança foi reforçada nos locais onde os insumos são armazenados.
A Polícia Civil informa que “os casos, ocorridos nos dias 29 e 31 de janeiro, são investigados pelas equipes do 51º e 96º Distritos Policiais, respectivamente. Funcionários foram ouvidos e diligências estão sendo feitas para identificar e prender os criminosos”.
R7