De acordo com o levantamento da Page Personnel, em 10 anos o inglês será um requisito básico para os profissionais no mercado de trabalho. É um tempo relativamente curto para um país como o Brasil onde apenas 5% da população fala o idioma e menos de 1% destes são considerados fluentes, segundo pesquisa do British Council (2013). O que fazer? Correr atrás do prejuízo o quanto antes.
“Dominar outro idioma é requisito em muitas empresas e dos mais variados segmentos, então os profissionais precisam se capacitar. Aqui na escola hoje, 9 em cada 10 alunos nossos vieram por não ter passado em algum processo seletivo que envolvia a fluência ou por pretenderem buscar vagas que exigem domínio completo”, explica Raimundo Júnior, diretor da Minds School Salvador.
Tempo e dinheiro são itens de luxo na era da modernidade, mas em Salvador há opções para quem está determinado a dar um plus na carreira já de olho no futuro. A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal da Bahia(UFBA), por exemplo, oferecem cursos semestrais a preços populares com duração média de até quatro anos. Já entre as opções do mercado tradicional está a Minds Idiomas, escola que oferece o curso regular com duração de 18 meses sendo que metade das aulas podem ser feitas a distância, ideal para quem tem pouco tempo disponível para os estudos.
“A frase pode parecer clichê, porém nunca é tarde para aprender inglês. Além disso, quando o indivíduo se empenha na fase adulta para ficar fluente, demonstra resiliência e foco. São atitudes bem vistas pelos recrutadores”, destaca Leiza Oliveira, CEO da rede Minds Idiomas.