Mais de 440 mil eleitores paulistas, que votam nas cidades de Guarulhos, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Várzea Paulista, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim, têm apenas até esta sexta-feira (23) para realizar o recadastramento biométrico.
Segundo o último balanço do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), divulgado na manhã desta quinta-feira (22), 441.640 dos 1.804.804 eleitores dos nove municípios (24,4%) ainda não regularizaram a situação eleitoral para votar com o uso a digital já nas eleições deste ano.
A situação mais preocupante é a da cidade de Guarulhos, segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde 27,3% dos 942.966 eleitores ainda não cadastraram a digital.
O município de Sorocaba também preocupa o TRE. Com 498.377 eleitores, 386.741 (22,3%) dos residentes na cidade ainda não regularizaram a situação para votar neste ano.
Em outras 75 cidades do Estado, o prazo limite para comparecer aos pontos de atendimento vai até o dia 27 de março.
Cancelamento do título
Quem não realizar o cadastramento da digital dentro do prazo estipulado terá o título de eleitor cancelado, afirma o TRE-SP.
O cancelamento impede o eleitor de se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimos em bancos estatais.
R7