A nova ferramenta permitirá a modernização administrativa e tecnológica dos portos públicos baianos
A Codeba, que completa 41 anos este mês, será a primeira Cia Docas do Brasil a modernizar a sua administração, com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O processo permitirá aprimorar a gestão documental e facilitar o acesso de servidores e cidadãos às informações institucionais, além de propiciar celeridade, segurança e economicidade. A previsão é concluir o processo em agosto próximo.
A implantação do SEI nas Companhias Docas é uma decisão institucional, advinda do alinhamento aos instrumentos estratégicos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA e será a ferramenta para monitorar e acompanhar os planos de ação, visando a melhoria da governança e da gestão de Tecnologia da Informação, em cumprimento ao Acórdão nº 882/2017- TCU-Plenário. A coordenação do projeto de implantação do SEI no âmbito das Companhias Docas será realizado pela Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação, da Subsecretaria de Assuntos Administrativos em conjunto com a Coordenação-Geral de Desempenho e Tecnologia em Informações Portuárias, da Secretaria Nacional de Portos, ambas unidades do Ministério.
O coordenador de projetos de Sistemas de Informação do MTPA, Nelson Rezende, realizou a primeira reunião com o grupo de trabalho da Codeba, nesta terça-feira (20). Dente os benefícios do SEI, foi citado o desenvolvimento de práticas inovadoras de trabalho voltadas ao aumento da produtividade e à diminuição do uso do papel; os usuários internos e externos podem receber e acompanhar processos online, assinar contratos e outros documentos eletronicamente; é um sistema intuitivo, estruturado e com boa navegabilidade e usabilidade; permite total portabilidade, sendo 100% na Internet, com acesso remoto por meio de notebooks, tablets e smartphones; e os fluxos de processos poderão ser melhorados, tramitando, ao mesmo tempo, em várias áreas da Codeba, ou eliminando trâmites em níveis hierárquicos desnecessários.
Para o diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale, a implantação do SEI, promoverá a eficiência administrativa, a eliminação ou redução do uso do papel, contribuindo assim para a construção de um ambiente mais sustentável. “O ganho é institucional, é interno e de tempo. É trazer a modernização da Codeba para a era digital”, destaca.
“O principal objetivo do SEI é a virtualização dos processos”, disse Leandro Damasceno, gerente de tecnologia da Linkcon Consultoria, empresa contratada pelo MTPA para implantar o SEI nas Cia Docas Federais. “A ação começa com a elaboração do cronograma e o projeto inicial para a Codeba, que já possui a infraestrutura necessária. Depois é preparar o ambiente, mapear os processos e implantar ao mesmo tempo”, explicou o líder técnico, Marcos Wendell.
Sobre o Software
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é disponibilizado como Software de Governo mediante celebração de acordo de cooperação com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.