O Grupo Estácio inaugura no próximo dia 27 de março, às 16 horas, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoinhas, o curso de Medicina da Estácio na cidade. A solenidade de inauguração contará com a presença do ministro de Educação, Mendonça Filho, e também com a participação de autoridades locais, representantes da comunidade e do Grupo Estácio, como o presidente Pedro Thompson, a vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Cláudia Romano, o gestor do campus, Saulo Maciel, o diretor da Regional Nordeste, Elisio Alcântara, e o gestor Nacional do Curso de Medicina do Grupo, Dr. Silvio Pessanha Neto, neurologista e doutor em neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Na oportunidade, o Dr. Silvio Pessanha Neto, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), proferirá a palestra inaugural com o tema “Os novos paradigmas do ensino médico: como formar médicos para era do conhecimento?”.
A estrutura da Faculdade Estácio de Alagoinhas inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico do curso, que tem duração de seis anos com aulas teóricas e práticas, em laboratórios e unidades de Saúde do munícipio e região, além da oferta de vagas de residência médica. No Laboratório de Habilidades e Simulação (LHS), por exemplo, os estudantes terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs antes do contato com o paciente real.
“Nesse ambiente controlado, os estudantes têm acesso a simuladores que permitem reproduzir os mais diferentes casos clínicos e expor os alunos a situações difíceis, nas quais precisam tomar decisões rápidas, estabelecer diagnósticos e realizar o tratamento dos pacientes simulados, beneficiando a população regional que será assistida por estes futuros médicos”, explica o gestor Nacional do Curso de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha Neto.
Há ainda laboratórios de técnicas cirúrgicas simuladas, de anatomia e de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem: tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras).
Infraestrutura completa
Além de laboratórios muito bem equipados, a Estácio conta também com uma biblioteca ampla, com múltiplas salas de estudo em grupo e individuais, acervo completo e atualizado, salas para teleconferência, auditórios, salas dedicadas aos Centros Acadêmicos dos estudantes, área de convivência interna e externa, assim como cantina e área administrativa para receber colaboradores, professores, alunos e familiares.