Foram mais de duas longas horas de julgamento no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em que o tribunal optou por manter a maior parte da pena imposta pelo TJD da Bahia aos jogadores envolvidos na confusão do primeiro Ba-Vi da temporada. A possível exclusão do Vitória do Campeonato Baiano foi descartada até mesmo pela acusação, que vê a punição sendo aplicada apenas em casos de combinação de resultados. A punição por ameaça ao zagueiro Kanu também foi retirada, com isso o atleta se livrou de uma multa de R$ 75 mil e uma suspensão de 90 dias. Ramon, que havia sido absolvido anteriormente, recebeu punição de um jogo. Os auditores entenderam que o defensor colaborou para a partida ser encerrada precocemente aos 34 minutos do segundo tempo. Desta forma, ele irá desfalcar o time no Ba-Vi deste domingo (8), às 16h, no Barradão, que vale o título do Campeonato Baiano.
(Informações de Giba Perez – Globo Esporte)
Em relação às agressões, o STJD manteve o rigor imposto pelo tribunal da Bahia, com oito jogos de suspensão a Kanu, Yago, Denilson, Rhayner, Edson e Rodrigo Becão. Vagner Mancini foi punido em cinco partidas por ordenar a expulsão de seus atletas. Kanu foi o único a ter sua pena reduzida, havia recebido 11 jogos anteriormente.
Uma das principais questões foi em relação à punição a Ramon e Bruno Bispo, que, respectivamente, teriam transmitido e aceitado a ordem do treinador para forçar a expulsão e encerrar a partida. Os auditores entenderam a ordem de um superior como atenuante e reduziram a pena para apenas uma partida. Bruno Bispo, que foi expulso no jogo, já cumpriu a pena, enquanto Ramon fica fora do Ba-Vi de domingo.
O relator e os auditores ainda se queixaram a ausência de Vinícius. A confusão no Ba-Vi teve origem após a comemoração do jogador do Bahia, que foi expulso e punido com dois jogos de suspensão pelo TJD/BA. O caso do meia não foi motivo de recurso por parte da Procuradoria do TJD, o que fez com que ele ficasse fora do julgamento desta tarde.
Resumo das punições impostas pelo STJD:
Kanu – 8 jogos
Yago – 8 jogos
Denilson – 8 jogos
Rhayner – 8 jogos
Bruno Bispo – 1 jogo
Ramon – 1 jogo
Edson – 8 jogos
Lucas Fonseca – 1 jogo
Rodrigo Becão – 8 jogos
Mancini – 5 jogos
Vitória – W.O. e multa de R$ 100 mil