Existem altitudes maiores na Bolívia, como por exemplo, a da capital La Paz, com seus 3.700 metros acima do nível do mar. Como diz a expressão, dos males o menor, o Bahia subiu apenas 416 metros para o seu primeiro desafio na Copa Sul-Americana de 2018. Esta é a terceira participação do time baiano no torneio, que disputou as edições de 2013 e 2014. Apesar do cansaço, mas embalado pela conquista do 47º título estadual, o Tricolor encara o Blooming nesta quarta-feira (11), às 21h45, no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, na cidade de Santa Cruz de La Sierra.
O Esquadrão de Aço vai desfalcado do zagueiro e capitão Tiago, do lateral-esquerdo Léo Pelé, dos volantes Elton e Gregore e do meio-campista Vinícius, que foram poupados e ficaram em Salvador. Além do defensor Lucas Fonseca, mas este foi vetado pelo departamento médico. Mesmo sem seis titulares, a determinação do presidente do clube, Guilherme Bellintani, é priorizar o torneio continental. “Sul-Americana para a gente é prioridade número 1. A gente não fez isso no Baiano, não vamos fazer na Sul-Americana. O Bahia volta a jogar uma competição internacional depois de alguns anos, isso é muito importante”, disse na última entrevista concedida ao Bahia Notícias.
Para substituir os atletas considerados do time titular, a tendência é que o técnico Guto Ferreira inicie a partida na Bolívia com Douglas Grolli e Rodrigo Becão na zaga. Enquanto o chileno Mena, que fala o idioma comum do torneio sul-americano, deve ocupar a lateral esquerda. Para o lugar dos volantes, é provável que Edson e Nilton figurem na equipe titular. Caso siga as substituições durante as duas partidas da final do estadual, Guto colocará Régis no lugar de Vinícius.
O Blooming viveu momentos turbulentos. Apesar do apelido de Los Millonarios, o clube sofre com dificuldades financeiras e os jogadores já chegaram a fazer paralisações em protesto ao atraso de salários, até que a dívida foi paga. O técnico Erwin Sánchez assumiu o comando do time em março. E os resultados começaram a aparecer dentro de campo. O Blooming venceu os últimos cinco jogos, inclusive o clássico local contra o Oriente Petrolero, por 2 a 1. A equipe estaria na liderança do Grupo B do Campeonato Boliviano, com 23 pontos, só que com a penalização imposta pela Fifa, perdeu três e é a segunda colocada. A punição foi por causa de uma dívida com o defensor uruguaio Ignacio Ithurralde e a questão se arrastava desde 2015. A boa posição na tabela contrasta com o fato do time ter um dos piores ataques da competição com 15 gols, superando apenas quatro das 14 equipes do certame.
FICHA TÉCNICA
Blooming-BOL x Bahia
Copa Sul-Americana 2018 – 1ª Fase (jogo de ida)
Local: Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra (BOL)
Data: 11/04/2018 (quarta-feira)
Horário: 21h45 de Brasília
Árbitro: Luis Quiroz (Equador)
Assistentes: Juan C. Macias e Ricardo Baren (ambos do Equador)
Blooming: Hugo Suárez; José Sagredo, Pablo De Miranda, Cristhian Coimbra e Juan Rioja; Paul Arano, José Vargas, Joselito Vaca e Christian Latorre; Hugo Bargas. Técnico: Erwin Sánchez.
Bahia: Douglas; Nino, Grolli, Rodrigo Becão e Mena; Edson e Nilton; Marco Antônio, Zé Rafael e Régis; Edigar Junio. Técnico: Guto Ferreira.