Segunda edição do Café com ALI aconteceu nesta quarta-feira, 11, em Feira de Santana
Para que as micro e pequenas empresas sobrevivam e ampliem os seus resultados, consolidando suas posições no mercado, um fator preponderante é a inovação. Para aprofundar esse conceito, trabalhado no programa Agentes Locais de Inovação (ALI), oferecido pelo Sebrae, o Sebrae em Feira de Santana realizou, nesta quarta-feira, 11, o II Café com ALI, um encontro entre a instituição, agentes locais de inovação e empresas atendidas pelo programa.
Cerca de 60 empresários participaram do debate de ideias e conhecimentos, que também oportunizou o networking entre os presentes. Participando do ALI há cerca de dois anos, Clésio Marques, sócio-diretor da Marquemed Produtos Hospitalares, destacou como o programa proporcionou mudanças positivas em sua empresa. Segundo Clésio, após a identificação das necessidades do empreendimento, foi feito um estudo do fluxo de clientes e consultoria de design de ambiente de loja, através da solução Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia).
“A partir daí, fizemos uma ampla reforma física e reestruturamos toda a empresa. Agora, a gente continua o trabalho voltado para a parte de planejamento estratégico, atuando, principalmente, na área financeira e buscando soluções”, explicou. “O ALI nos dá essa possibilidade de inovação constante, para que a empresa possa evoluir e acompanhar as necessidades do mercado”, considerou.
Doze passos para duplicar vendas
Na oportunidade, foi realizada a palestra “12 Passos para duplicar suas vendas usando técnicas inovadoras, sem investir em tecnologia”, ministrada por Litelton Pires. Ele destacou como o processo de inovação “se torna uma jornada para heróis” diante do desafio de “inovar de forma sistemática, apropriada e constante”.
Em sua apresentação, Litelton apontou para a necessidade de o empresário melhorar seu mindset, pensando de forma diferente e encontrando novas soluções a partir das necessidades que o mercado exige. Falou ainda sobre segmentação de mercado; estratégia; a importância de inovar em produto, serviço e modelo de negócio; atenção à comunicação e relacionamento com os clientes; e os indicadores, para que o gestor possa monitorar os resultados dessas inovações.
Programa ALI
O programa Agentes Locais de Inovação é realizado em parceria com o CNPq, e tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de acompanhamento com orientação proativa, gratuita e personalizada. Com abrangência nacional, está consolidado como diferencial estratégico para a competitividade dos pequenos negócios.
Nele, agentes capacitados pelo Sebrae visitam os empreendimentos, fazem o diagnóstico, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio, que envolvem mudança de fachada e design de loja, registro de marca, gestão de mídias sociais e muitas outras. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado.
Atualmente, o ALI atende 235 empresas em Feira de Santana. A conclusão deste ciclo, que teve início em abril de 2017, irá ocorrer em setembro de 2019. Para mais informações, os interessados em participar de novas etapas do programa podem procurar o Sebrae em Feira de Santana, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro.
Coordenador estadual do programa, Rafael Ferraro destacou o objetivo do encontro em promover uma gestão de conhecimento, mostrando a importância do programa e oportunizando a interação entre empresários. “Que eles possam fechar negócios entre eles e botem em prática o plano de ação para as empresas se desenvolverem, melhorarem a competitividade e o faturamento, avançando na qualificação”, concluiu.