Os instrumentos pedagógicos que facilitam o processo de inserção de jovens com deficiência no processo de aprendizagem foram apresentados no III Encontro de Formação Continuada para Profissionais de Apoio Escolar – Cuidador/a, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) por meio do Núcleo de Educação Especial. Iniciado nesta terça-feira (10), no Centro de Formação Continuada (CEFOC), em Itinga, o encontro, que segue até sexta-feira (12), é mais uma oportunidade para que cuidadores da rede municipal de ensino possam qualificar seu trabalho, aperfeiçoando as estratégias de inclusão, desempenho e desafios presentes no dia a dia do estudante com deficiência.
O encontro promove a discussão de temas referentes à função, deveres, práticas e objetivos do profissional de apoio escolar, explica a coordenadora do Núcleo, Fátima Vale. “A formação apresentada aos cuidadores é extremamente importante, pois busca enfatizar a dimensão humana do seu trabalho e esclarece sobre os recursos e instrumentos pedagógicos que o profissional pode usar para o cuidado do aluno com deficiência na escola regular”.
Durante a formação foram apresentadas aos participantes práticas que auxiliam na comunicação do estudante com o ambiente escolar e orientações na condução das atividades e inserção do aluno deficiente com os demais colegas. Discutindo essas temáticas, a autora do livro O Fantástico Mundo do Autista, Patrícia Teodolina, falou sobre o papel do cuidador dentro da sala de aula. “Considerando as questões sociais que envolvem os alunos numa escola e a presença de uma criança com determinada patologia, apenas o professor não pode dar conta de toda essa demanda. Trazer um profissional preparado para auxiliar esse professor é fundamental para que tenhamos uma inclusão de verdade”, afirma.
Cuidadora há cinco anos na rede municipal de Lauro de Freitas, Daniela Correia, da Escola Santa Rita, acredita que seu trabalho é significativo na inclusão do aluno com deficiência. “O meu trabalho consiste em ajudar a professora, junto com a escola, no processo de inserção da criança que necessita de atendimento especial com as outras. Desenvolvemos um trabalho de convívio e interação social, em que elas possam receber diferentes meios de aprendizado”, revela. A cuidadora destaca a importância de participar do encontro para capacitação de sua atividade.
O III Encontro de Formação Continuada também contou com a participação das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). As formações estão acontecendo nos turnos da manhã, das 8h às 11h30, e tarde, das 13h às 16h30, no Cefoc.