O batom vermelho é um queridinho de muita gente na hora de se maquiar. Marcante e chamativo, esse item é indispensável no nécessaire, além de ser um clássico, carrega um grande poder empoderador. Segundo a maquiadora Daniella Vaz, do JacJacques Janine Fashion Mall (RJ), cada uma de nós tem um tom de vermelho para chamar de seu. A dica é observar se a sua pele tem um tom quente ou frio. “Peles quentes devem usar um vermelho mais alaranjado, já as frias combinam mais com vermelho frio [azulados]”, diz ela. Claro que você pode usar todos os tipos, mas vale avisar que quando alguém de pele fria usa um batom alaranjado, o batom fica bastante chamativo, quase fluorescente. A mesma regra vale para quem tem pele quente, se a pessoa usa um vermelho azulado, a cor vai se sobressair bastante.
Na hora de aplicar o batom, é melhor ter cuidado para não borrar. Também é necessário, segundo a maquiadora, aplicá-lo em todos os espaços da boca. Por isso, ela recomenda um lápis de boca vermelho que, devido ao seu formato, facilitam muito o desenho do contorno. O correto é aplicar sempre o lápis antes do batom para deixar os limites dos lábios já destacados. “O ideal é que o lápis seja vermelho também. Caso não tenha, pode usar um tom mais cor de boca”, ensina Daniella. O pincel de boca também é bem-vindo para aplicar o batom. “O bastão não te dá tanta precisão dos detalhes como um pincel e, para uma boca vermelha, os detalhes são fundamentais”, diz a maquiadora. Se por acaso borrar durante a aplicação, Daniella utiliza um cotonete ou um pincel chanfrado com um pouco de base da cor da pele da pessoa, que além de limpar, clareia, tirando o vermelho em volta.
De acordo com Daniella, o segredo para manter o batom intacto está na hora de comprar o produto. Existem opções na indústria de cosméticos que tem duração de 6 a 24 horas e só saem com demaquilantes. Para a maquiadora, a textura também é muito importante. Os mattes fixam mais por serem menos cremosos. “Opções em gloss, vinil ou muito cremoso durarão menos, pois não ‘seca’ muito nos lábios”, ensina ela. Para garantir ainda mais durabilidade, o truque é aplicar um pouco de pó translúcido (incolor) depois de passar o batom.
Para conseguir uma cor ainda mais intensa, existe um truque chamado “apagar os lábios”, que consiste em aplicar base na boca para deixá0la do mesmo tom da pele, para só depois aplicar o batom. Segundo Daniella, o truque vale para pessoas com forte cor natural nos lábios. Outra opção é aumentar o número de camadas. Mas se o batom for muito cremoso, melhor não escolher essa alternativa. De acordo com o site Uol, é indicado tirar o excesso com algum papel antes de sair de casa, caso contrário, a probabilidade de você usar e sujar o dente é muito grande.
Bahia Notícias